Idosos participam de oficina de teatro do edital Manaus Faz Cultura da prefeitura

25/09/2023 19h17

Com o tema “Lugar de Idoso é no Palco: Estudos, Pesquisa e Formação de Atores a partir de Histórias de Vida”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e o Conselho Municipal de Cultura (Concultura), realiza, a partir desta segunda-feira, 25/9, uma oficina de duas turmas com 15 alunos no Parque Municipal do Idoso.

O proponente da oficina, contemplada pelo Edital Manaus Faz Cultura 2023 é o ator e diretor José Gomes Rodrigues de Lima, 84 anos, o mais antigo artista de teatro em atividade em Manaus.

Para o diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso, a cultura precisa alcançar todos os níveis da sociedade para cumprir seu papel igualitário, plural e social.

“Como costumo dizer, na cultura encontramos a diversidade, pluralidade, igualdade e arte. Mas para isso é preciso que nós, como agentes públicos desenvolvamos políticas públicas que alcance todos os níveis da sociedade, que possamos desempenhar o papel da cultura na sua totalidade descentralizando os serviços para alcançarmos toda a sociedade, conforme a orientação do prefeito David Almeida e o plano de governo da gestão”, ressaltou Cardoso.

O presidente do Concultura, Tenório Telles, destaque que o programa de oficinas Manaus Faz Cultura é uma das ações mais humanas e inclusivas da Prefeitura de Manaus, pois oportuniza o acesso à cultura dos jovens, adultos e idosos artistas, além de propiciar oportunidades de emprego, formação e renda para os fazedores de cultura que atuam nas diversas zonas da cidade.

“Nesta terceira edição do programa, foram oferecidas cem oficinas nos diversos segmentos culturais, alcançando de jovens a idosos que anseiam por uma possibilidade de formação artística, além disso, o projeto cumpre parte do programa do prefeito David Almeida de descentralizar o processo e levar atividades culturais para as periferias de Manaus”, pontuou.

O diretor de Cultura do Concultura, Carlos Guedelha abriu os trabalhos levando a mensagem do prefeito David Almeida de fazer as oficinas de arte chegarem em todos os cantos e públicos da cidade, em especial aos idosos. Ele citou a escritora imortal Cecília Meireles, no poema “Reinvenção”. A vida só é possível reinventada”, destacando que a melhor forma de reinventar a vida é através da arte.

Segundo o proponente, José Gomes, o objetivo primeiro é manter a autoestima elevada dos idosos, dando o protagonismo no palco mostrando suas histórias de vidas.

“Vamos selecionar duas histórias verídicas vividas por nossos alunos, roteirizá-las e encená-las por eles mesmos para mostrar a relevância de suas existências”, contou Gomes. Ao final da oficina serão apresentadas as peças no dia 13/11, no auditório do Parque do Idoso.

A diretora-presidente da Fundação Doutor Thomas (FDT) , Martha Moutinho explica a importância da parceria com o Concultura e Manauscult.

“Estamos felizes com esta parceria, uma oficina de teatro direcionada a pessoa  idosa, ajuda no crescimento da autoestima, socialização e, muito importante destacar que treina a memória do idoso. É uma determinação do prefeito David Almeida, a promoção à saúde, ao envelhecimento ativo e saudável”, explica Martha.

A empolgação tomou conta dos participantes das duas turmas, Alfa e Ômega, onde a maioria é oriunda de um curso feito no parque do idoso. Como a ex-funcionária pública aposentada, frequentadora do parque há 15 anos, Maria das Graças Gomes de Oliveira, 63 anos, que trabalhou como bancária, assistente social, além de filósofa.

“Eu tenho 16 anos de cabeça, e sempre participei de apresentações artísticas desde criança na casa do meu pai e na escola”, contou Graça. Ela toca acordeon e piano, e o palco é vital para sua existência.

Evolução

O edital Manaus Faz Cultura na edição de 2023 contemplou cem projetos de oficinas de conteúdo artístico-culturais com valor total de R$ 2 milhões. Foram  contemplados em todas as zonas da cidade e entorno da capital, por segmentos: literatura (11), dança (12), teatro e circo (13), artes visuais (12), audiovisual (12), cultura étnica (11), música (12), cultura popular (11), hip-hop e outros (6).

No total, foram inscritos 84 projetos de audiovisual, 53 de cultura étnica, 77 de cultura popular, 86 de dança, 47 de literatura, 101 de música, 105 de teatro e circo, e 60 de outros segmentos.

Em 2021, foram contemplados 40 projetos; em 2022, mais 60 oficinas que descentralizaram o incentivo à cultura em Manaus.

Texto – Cristóvão Nonato / Manauscult

Foto – Divulgação / Manauscult