Prefeitura realiza passeio em zoológico com crianças atendidas pelo Cras

13/09/2023 12h46

Em alusão ao Dia da Amazônia, celebrado nacionalmente no dia 5 de setembro, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou, nesta quarta-feira, 13/9, um passeio ao Zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs), na zona Oeste, com crianças atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e referenciadas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Alvorada III.

Ao longo da manhã, o grupo formado por 15 crianças pôde conhecer as diversas instalações e espécies presentes no espaço.

“Passeios como este são muito importantes, pois a finalidade do serviço é justamente a garantia dos direitos de mulheres, idosos e, no nosso caso, crianças. A partir do momento que propomos e executamos uma programação alusiva ao Dia da Amazônia e trazemos eles para cá, estamos garantindo o acesso à cultura, ao lazer e à educação”, destacou a assistente social Adria Vinhote, responsável pelo grupo durante a programação.

O pequeno José Miguel, de 10 anos, elogiou o zoológico e disse que quer voltar a visitá-lo futuramente. “Eu gostei muito das onças e dos macacos, foi muito legal ver eles ali. Quero vir de novo, quando der”, afirmou.

Para Jefferson Rolim, professor da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e um dos responsáveis pelo espaço “Oca do Conhecimento”, a visita dos mais jovens ao zoológico é sempre recebida com muito carinho e satisfação.

“É gratificante, muito gratificante. Além da sala de aula, é fundamental que as crianças tenham acesso a espaços públicos como este, que sempre buscam promover a educação ambiental e o conhecimento em relação a nossa fauna e flora”, explicou o educador.

Horário de funcionamento do zoológico

A visitação ao zoológico do Cigs funciona das 9h às 16h durante a semana (terça à sexta-feira), e das 9h às 16h30 aos sábados, domingos e feriados.

A taxa para visitação atualmente custa R$ 10 para visitantes que comprovem a naturalidade amazonense por meio da apresentação do documento de identidade e R$ 20 para visitantes de outros estados. Crianças de até 12 anos de idade, idosos acima dos 60 anos e Pessoas com Deficiência (PcDs) são isentos da taxa.

Texto – Guilherme Pacheco / Semasc

Foto – Diego Lima / Semasc