Prefeitura de Manaus entrega mais uma Sala de Recurso para alunos com deficiência em escola municipal

19/04/2023 14h15

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), entregou, nesta quarta-feira, 19/4, mais uma Sala de Recurso, na escola municipal Irmã Serafina Cinque, bairro Tarumã, zona Oeste, por determinação do prefeito David Almeida. O espaço conta com recursos tecnológicos e oferece atendimento especializado aos estudantes com deficiência.

Para a gestora da escola, Nelma Andrade, a iniciativa é essencial no desenvolvimento e na inclusão dos alunos. “A gente consegue observar o crescimento no processo de aprendizagem, para que os estudantes tenham uma certa autonomia e os professores também possam identificar a melhor maneira de trabalhar com eles”, completou.

A sala irá atender dez crianças da educação infantil, do 1º ao 5º ano, aplicando o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), um complemento de apoio à Educação Especial inclusiva do aluno com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades.

De acordo com a professora Rita de Cássia, doutoranda em Educação Especial, é muito importante desenvolver o PDI, pois aproxima a relação do aluno com o professor do ensino regular. “Vamos ver a potencialidade desse estudante, o que ele já adquiriu e o que pode ser aprendido, para ele sair da escola desenvolvendo habilidades a serem colocadas em prática no dia a dia”, destacou.

Kátia Araújo é mãe da pequena Débora Freire, de 7 anos. Segundo ela, a escola já desenvolve um trabalho de acolhimento, principalmente com a filha, que tem deficiência auditiva. “Essa nova sala traz mais recursos para as crianças e é um motivo de alegria e conquista, para nós mães e pais, pois nossos filhos vão ser muito bem cuidados e preparados”, concluiu.

Texto – Luany Guterres /Semed

Fotos – Eliton Santos/ Semed