Escola André Vidal de Araújo da Prefeitura de Manaus realiza culto ecumênico alusivo ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

30/03/2023 13h03

Dando prosseguimento à programação em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a escola municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo, da Prefeitura de Manaus, realizou, nesta quinta-feira, 30/3, um Culto Ecumênico, no Parque Municipal do Idoso, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul. O encontro contou com a participação de pais, responsáveis, professores, alunos da unidade de ensino e convidados.

Comemorado em 2 de abril, a data tem toda uma programação especial, desde o início do mês de março, com o concurso Garoto e Garota André “Vidown”, ações pedagógicas com os alunos sobre o hobby e a comida preferida, a exibição do “Cinedows”, jogos adaptados para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), entre outras atividades.

Para a diretora da escola, Rocicleide Baima, essas ações valorizam e incluem os alunos, reforçando o trabalho desenvolvido na unidade.

“Como falamos tanto em inclusão, nós procuramos inseri-los no esporte, lazer e nos atos religiosos para eles participarem, e ter essa interação  com a sociedade. Nesta nova gestão, estamos cada vez mais promovendo esses eventos, pois os alunos precisam estar presentes e fazer parte de todo o contexto social”, ressaltou.

A doméstica Fabrícia Rose Medeiros Ribeiro, 39 anos, mãe da aluna do 2º ano do ensino fundamental, Júlia Camila Ribeiro Sena, 12 anos, sempre participa dos eventos da escola. Ela destacou o cuidado que a equipe pedagógica tem para com os estudantes e familiares.

“É uma programação que reforça com a sociedade que os autistas existem, não somente no dia 2 de abril, mas em todos os dias do ano. Toda programação proporcionada pela Prefeitura de Manaus, pelo nosso prefeito David Almeida, é muito importante para firmar realmente a nossa presença no meio social, pois as nossas crianças têm várias necessidades, mas podem ter uma vida normal, precisam apenas de oportunidades e de inclusão”, salientou.

Texto – Paulo Rogério/ Semed

Fotos – Cleomir Santos/ Semed