Prefeitura realiza assinatura de contratos com os artistas contemplados no edital ‘Manaus Faz Cultura 2023’

23/08/2023 15h00

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), realiza a assinatura dos termos de compromisso financeiro para posterior pagamento dos cem projetos contemplados pelo edital “Manaus Faz Cultura (MFC) 2023”, para realização de oficinas culturais na capital e entorno. As assinaturas iniciaram dia 14 e encerram na sexta-feira, 25/8.

Neste ano, o edital “Manaus Faz Cultura” ampliou para cem o número de projetos contemplados, com patrocínio de R$ 20 mil cada, totalizando R$ 2 milhões. O formato dos projetos é de caráter formativo de oficinas, cursos e seminários, que abordem os fazeres artísticos e culturais, com início já a partir do mês de outubro.

Conforme o diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso, o “Manaus Faz Cultura”, além da valorização e da captação de novos talentos da cultura, fomenta a economia da cidade. “O objetivo da gestão do prefeito David Almeida é dar oportunidades, valorizar e posicionar Manaus como uma das capitais do turismo e da cultura, e nós temos grandes talentos da terra, que, com o edital, podem apresentar seus trabalhos à população, bem como ter o reconhecimento pelos mesmos”, pontuou.

O presidente do Concultura, Tenório Telles, informou que o programa “Manaus Faz Cultura” é uma das ações culturais mais importantes da gestão do prefeito David Almeida, por possibilitar oportunidades de trabalho e renda para os artistas de Manaus. Segundo ele, “o MFC democratizou o acesso da classe, às políticas públicas de cultura em nossa cidade. E o mais importante, contemplou muitos artistas da periferia, contribuindo para que a arte chegasse às diversas zonas de Manaus, permitindo o acesso e despertando novos talentos”.

Confira a lista dos projetos contemplados no link: concultura.manaus.am.gov.br/programa-manaus-faz-cultura.

Oficinas

Uma das oficinas voltada para o público idoso é de autoria do ator decano Gomes de Lima, 84 anos, com quase 70 anos de carreira e mais de 40 peças teatrais, filmes longas-metragens, com destaque para “A Selva”, onde fez o seringueiro “fujão” e protagonizado por Chico Dias. “O público-alvo de nossa oficina são os internos da Fundação Dr. Thomas, que serão os coautores de duas peças que vou roteirizar em cima de suas histórias de vida”, disse Gomes.

Outra oficina, desta vez voltada para zona rural de Manaus, será realizada pela atriz Naymeê Sahdo. Ela vive, profissionalmente, de palhaçaria, realizando eventos particulares, infantis, adultos e corporativos, conhecida como palhaça Yakisoba Pereira da Silva, que formatou a oficina para o público formado por crianças e adolescentes, em duas turmas com 15 participantes cada, com carga horária de uma semana, 120 minutos por dia, totalizando dez horas.

O curso será ministrado em uma escola da comunidade Nossa Senhora de Fátima, no igarapé Tarumã Mirim, área rural ribeirinha. “O projeto “A Palhaçaria”, como instrumento de resgate de brincadeiras tradicionais de Manaus, objetiva promover a arte circense, em especial a palhaçaria, visando valorizar a cultura popular, a memória, a história e identidade cultural, por meio de brincadeiras tradicionais”, explica Sahdo.

O músico Walter Saldanha ganhou o edital com a proposta de um curso sobre o profissional de montagem de espetáculos conhecido como “roadie”, fundamental na indústria da música, teatro, dança e artes da cena em geral.

“O roadie sempre está envolvido com a montagem, desmontagem e transporte de equipamentos de som. Eles também são responsáveis por configurar e testar equipamentos musicais, dando suporte ao músico”, explicou Saldanha.

A proposta é oferecer duas turmas com 25 alunos, cada. A oficina acontecerá em três sábados, ao longo do mês de novembro, direcionada ao público jovem e adulto, aberto a profissionais e pessoas que queiram conhecer essa profissão, ou quem sabe fazer dessa oportunidade uma nova profissão.

O projeto contará com uma equipe técnica envolvendo designer, produtores e mediadores, totalizando dez profissionais que darão sua contribuição como artistas da cena e músicos.

O mercado profissional para um “roadie” é fértil, pois Manaus é uma cidade conhecida por seu cenário musical vibrante e eventos como shows, festivais de teatro, dança e apresentações ao vivo.

“Há oportunidades para roadies trabalharem em empresas de produção de eventos, casas de shows, teatros, estúdios de gravação e até mesmo em turnês de artistas locais e nacionais que passam pela cidade”, mencionou.

Investimento

O edital na edição de 2023 contempla os projetos de oficinas de conteúdo artístico-culturais com valor de R$ 20 mil cada, nos segmentos: literatura (11), dança (12), teatro e circo (13), artes visuais (12), audiovisual (12), cultura étnica (11), música (12), cultura popular (11), hip-hop e outros (6), a serem realizadas em todas as zonas da cidade e áreas ribeirinhas do entorno da capital, totalizando  cem projetos.

Nos anos anteriores, foram contemplados 40 projetos em 2021, e em 2022 foram contempladas 60 oficinas no mesmo valor, que descentralizaram o incentivo à cultura em Manaus.

Foram inscritos, neste ano, nos nove segmentos, 84 projetos de audiovisual, 53 de cultura étnica, 77 de cultura popular, 86 de dança, 47 de literatura, 101 de música, 105 de teatro e circo, e 60 de outros segmentos.

Texto – Cristóvão Nonato / Manauscult

Fotos – Divulgação