Prefeito lança edital do Programa Bolsa Universidade com mais de 34 mil vagas em Manaus

20/10/2023 16h07

O prefeito de Manaus, David Almeida, lançou o novo edital do Programa Bolsa Universidade 2024 com mais de 34 mil oportunidades de acesso a 15 Instituições de Ensino Superior (IES) da rede privada, para estudantes de famílias de baixa renda, nesta sexta-feira, 20/10, no Casarão da Inovação Cassina, Centro. Com isso, sobe para 152.676 o quantitativo de bolsas de estudos disponibilizadas na atual gestão.

“Acredito que a Prefeitura de Manaus tem o maior programa de bolsa universidade municipal. São 34 mil oportunidades que vamos dar, e nós já temos aproximadamente 20 mil que já estão cursando. Estou falando aí de algo em torno de 55 mil pessoas na cidade de Manaus, que são beneficiadas com o Bolsa Universidade, Bolsa Pós-Graduação, Bolsa Idiomas, formação e qualificação”, enfatizou Almeida.

Desde janeiro de 2021, o Programa Bolsa Universidade já possibilitou a concretização do sonho de mais de 15 mil pessoas que ingressaram em uma faculdade particular, com descontos de 50%, 75% e 100%.

Para o vice-prefeito e secretário municipal chefe da Casa Civil, Marcos Rotta, o Programa Bolsa Universidade representa a humanização do acesso ao ensino superior.

“É com grande satisfação que lançamos o Bolsa Universidade com mais de 34 mil oportunidades de qualificação no ensino superior, tornando o acesso à faculdade mais igualitário e justo para todos, sendo mais uma ação da gestão do prefeito David que tanto se preocupa com a educação e o desenvolvimento da população manauara”, destacou Rotta.

Com a democratização do acesso ao ensino superior e a um segundo idioma, mais de 270 mil oportunidades de ingresso em instituições particulares foram ofertadas pela Prefeitura de Manaus em 1.000 dias da gestão David Almeida.

“Como um direito fundamental, que é o direito à educação, a prefeitura dá sua contribuição em ofertar às famílias, às pessoas de baixa renda, que não teriam condições de cursar uma faculdade em nível superior e terem a oportunidade de serem inseridas posteriormente no mercado de trabalho. E já somam aí mais de 350 mil pessoas beneficiadas com os programas Bolsa Graduação, Pós-Graduação e Bolsa Idiomas na prefeitura de Manaus. Nós também queremos contribuir com a sociedade e com a gestão do prefeito David Almeida”, enfatizou o titular da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), Ebenezer Bezerra.

Edital

O edital para consulta estará disponível a partir das 22h desta sexta, 20, no Diário Oficial do Município (DOM). O documento conterá todas as informações necessárias aos candidatos. As inscrições poderão ser feitas de 25/10 a 1º/11. As bolsas são para 74 cursos de nível superior, sendo 38 de bacharelado, seis de licenciatura e 30 tecnológicos.

“Vai ser divulgado amplamente nas nossas redes, no @Bolsauniversidade do Instagram e nas plataformas da Prefeitura de Manaus. São 880 bolsas de 100% e vale salientar que as bolsas de 75%, que são 6.300, e as bolsas de 50%, todas elas são a custo zero para os cofres do município de Manaus, isso é muito importante, isso mostra a credibilidade da gestão do prefeito David Almeida, a credibilidade dos nossos programas, para que essas 15 instituições de ensino privado embarquem conosco nesta parceria tão exitosa para a nossa cidade”, enfatizou Júnior Nunes, diretor da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi).

Texto –  Lais Fernandes / Semcom

Fotos – Clóvis Miranda / Semcom e Antonio Pereira / Casa Civil