Prefeitura realiza 1° Workshop de Badminton com a chancela ‘Cidade Sul-Americana do Desporto 2024’ 

Por Prefeitura de Manaus

23/02/2024 15h43

Icone audio

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Manaus Esporte (FME) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta sexta-feira, 23/2, o 1° Workshop de Badminton Escolar. O evento faz parte da programação de Manaus no recebimento oficial da premiação de Cidade Sul-Americana do Desporto 2024.

O workshop foi realizado no Parque Municipal do Idoso, voltado aos profissionais de educação física que atuam em centros esportivos e escolas da gestão municipal. O objetivo é fomentar o esporte no desenvolvimento de alunos de todas as faixas etárias.

Para os representantes da  FME, o 1º Workshop Escolar de Badminton é uma valorização aos professores que são os profissionais principais no incentivo à prática esportiva de crianças e adolescentes. 

“A cidade de Manaus valoriza muito os seus alunos, mas também não deixa de valorizar os professores. Os nossos professores também são peças fundamentais para que seja fomentado o esporte para a aprendizagem desses alunos”, disse a diretora do Desporto da FME, Cristina Maia.

Os mais de cem professores participantes receberam aulas teórica e prática sobre a modalidade que é olímpica e paralímpica. 

“Temos aqui mais de 120 professores de educação física, que são eles que desenvolvem o esporte na cidade, tanto o desporto escolar como o desporto de iniciação, então, visando essa importância de aprimoramento, de conhecimento, de capacitação, trouxemos aqui três profissionais para estarem repassando informações, orientações para esses professores, pois são eles que vão desenvolver e alavancar cada vez mais o desporto na nossa cidade”, comentou o chefe da divisão de apoio à gestão escolar da Semed, Luis Oliveira.  

Os palestrantes convidados para o workshop são especialistas na modalidade e principais nomes do badminton em Manaus. Eles destacam as vantagens do esporte e seu potencial inclusivo para crianças e adolescentes. 

“O badminton é um esporte altamente inclusivo, podemos ter participantes com deficiência física, com deficiência intelectual. Ele faz com que os alunos se interessem pela modalidade, com o objetivo de você acertar a peteca, de você jogar contra o seu colega, contra o seu parceiro da escola. Então, o esporte ajuda no desenvolvimento da criança e do adolescente na questão de coordenação motora, na cumplicidade, na disciplina que o esporte traz”, acrescentou o técnico de badminton, Fernando Taffarel.

A professora Aline Nascimento, que atua na escola municipal Ouvidor Sampaio, na zona rural, afirma que o badminton é um esporte para crianças de todas as idades e o workshop vai auxiliar no desenvolvimento do esporte em Manaus. Ela já incluiu a modalidade em seu plano de aula há dois anos. 

“É um esporte muito democrático que as crianças todas adoram participar, um evento como esse, que é o primeiro workshop de Badminton, ele é muito importante para difundir essa modalidade nas demais escolas”, contou a professora.

– – –
Texto – Geraldo Farias / Semcom
Fotos – Valdo Leão / Semcom
Disponíveis emhttps://flic.kr/s/aHBqjBfg3B