Prefeitura oferta vacina contra dengue em oito unidades de saúde neste sábado, 9/3

08/03/2024 12h28

Vacina contra dengue
#paratodosverem – Criança ao lado dos personagens Zé Gotinha durante vacinação contra dengue

A Prefeitura de Manaus orienta aos pais e responsáveis por crianças e adolescentes de 10 a 14 anos que, neste sábado, 9/3, cumpram a missão de vaciná-las em uma das oito unidades disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que vão funcionar das 8h às 12h, na capital.

Inicialmente direcionada para o público de 10 a 11 anos, a vacinação foi estendida para o grupo de 12 a 14 anos, nesta quinta-feira, 7/3, seguindo as orientações do Ministério da Saúde que está registrando baixa adesão à campanha em todo o Brasil.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, observa que Manaus tem uma história de sucesso nas vacinações, o que demonstra o comprometimento da população em garantir a saúde das crianças e adolescentes.

“Precisamos manter essa boa performance, por isso apelamos aos pais, mães, tios e tias e aos demais responsáveis, que levem suas crianças e adolescentes para receber a vacina contra a dengue. É importante salientar que as demais vacinas do calendário infantil também vão ser ofertadas neste sábado. Então, quem for vacinar sua criança já pode aproveitar para protegê-la contra a dengue”, explica.

Composto por duas doses, o esquema vacinal da Qdenga compreende um intervalo de três entre a primeira e a segunda dose do imunizante.

Para os casos de diagnóstico confirmados para dengue, a orientação é que as crianças e adolescentes esperem seis meses para iniciar o esquema vacinal.  Se a infecção ocorrer após o recebimento da primeira dose, o aconselhamento é aguardar 30 dias, depois que sintomas da dengue desaparecerem para tomar a segunda dose.

Confira as unidades de saúde em funcionamento neste sábado, 9/3

Zona Norte

Clínica da Família Carmen Nicolau – Rua Santa Tereza D’Ávila, s/nº, Lago Azul (que funciona das 8h às 18h aos sábados, domingos e feriados)
USF Áugias Gadelha – Rua A, s/nº, Cidade Nova 1