Prefeitura oferta vacina contra a Covid-19 em 74 unidades de saúde nesta semana

25/12/2023 9h46

A Prefeitura de Manaus dá continuidade à campanha de imunização contra a Covid-19, com a oferta da vacina em 74 unidades da rede municipal de saúde nesta semana, de terça a sexta-feira, 26 a 29/12. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que coordena a estratégia para a prevenção e controle da doença na capital, informa que o serviço não estará disponível na segunda, 25/12, feriado de Natal.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, orienta a população a buscar a unidade da Semsa mais próxima em posse de documento oficial de identificação com foto, CPF ou Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). A lista de estabelecimentos que dispõem do serviço de vacinação, com endereços, horários de funcionamento, públicos e imunizantes ofertados está disponível em: bit.ly/localvacinacovid19.

“Temos unidades aplicando a vacina contra a Covid-19 em todas as zonas da cidade, sendo que nove delas funcionam em horário ampliado, das 8h às 20h, para assegurar o acesso ao imunizante também para quem estuda ou trabalha em tempo integral”, relata a secretária. Nas demais unidades, ela aponta, o serviço é ofertado no horário regular, das 8h às 17h.

Segundo Shádia, a vacina contra a Covid-19 ofertada na rede básica de saúde é segura e eficaz, sendo indicada para todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade. Crianças de até 12 anos, lembra ela, devem estar acompanhadas dos pais ou responsável para receber o imunizante nas unidades específicas para o público infantil, sendo 35 para crianças de 5 a 11 anos e 14 para as menores de 5 anos.

“Para ter o esquema vacinal completo, a pessoa deve receber duas doses do esquema primário, mais dose de reforço. Isso reduz muito o risco de contrair a doença ou de ter complicações sérias, ou até de desenvolver a Covid longa, que tem sintomas persistentes”, relata.

Bivalente

As unidades da Semsa dispõem de vacinas monovalentes, utilizadas como primeira e segunda doses do esquema primário para pessoas com idade a partir de 6 meses, e como dose de reforço para adolescentes de 12 a 17 anos que não integram grupos prioritários. Já a vacina bivalente está disponível como dose de reforço para todas as pessoas a partir de 18 anos, além de adolescentes de grupos com maior vulnerabilidade às formas graves da doença.

“Na última semana, iniciamos a aplicação do reforço da bivalente para idosos e pessoas imunossuprimidas, a fim de proteger esses grupos mais vulneráveis, diante do registro de casos de subvariantes e novas sublinhagens do coronavírus no Brasil”, informa Shádia.

Como parte da estratégia de enfrentamento da Covid-19, a Semsa disponibiliza o Imuniza Manaus (imuniza.manaus.am.gov.br), que reúne informações e serviços relacionados à vacinação na capital. Na plataforma online, por meio do número do CPF, os usuários podem emitir e validar o Certificado Municipal de Vacinação, e consultar doses de vacina recebidas e a receber.

Texto e fotos – Divulgação / Semsa