Atualização vacinal contra Covid-19 é ofertada em nove unidades da prefeitura neste sábado, 16/12

15/12/2023 15h00

Imunização
#paratodosverem – Servidora municipal de saúde aplicando vacina no braço de mulher em UBS

A Prefeitura de Manaus oferta a aplicação de doses contra a Covid-19 em nove unidades de saúde, neste sábado, 16/12, para atendimento a usuários que desejam iniciar ou atualizar o esquema vacinal contra a doença. Para receber o imunizante, os interessados devem buscar um dos estabelecimentos, gerenciados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), portando documento oficial de identificação com foto, CPF ou cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, assinala que os locais de vacinação têm atendimento das 8h às 12h e estão distribuídos por toda a capital, sendo pelo menos um em cada zona distrital de saúde da área urbana. Ela explica que a oferta da vacinação aos sábados faz parte da estratégia de prevenção e controle da Covid-19 em Manaus.

“Seguimos monitorando a doença, porque o vírus continua circulando, podendo dar origem a subvariantes com maior risco de contágio ou agravos. A vacina é ainda a melhor forma de prevenção, e por isso é importante que todos mantenham a proteção em dia”, ressalta.

A imunização contra a Covid, conforme a secretária, é indicada para todas as pessoas, de crianças a adultos e idosos, a partir dos 6 meses de idade. Crianças menores de 12 anos devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis para receber a dose recomendada, segundo as orientações do Ministério da Saúde.

“São duas doses no esquema primário, mais dose de reforço, com um intervalo de quatro meses entre as aplicações, para ter o esquema vacinal completo. Isso assegura que a pessoa tenha maior proteção contra a infecção e possíveis complicações”, pontua Shádia.

Os usuários que já iniciaram o esquema vacinal podem consultar os prazos e a dose que devem receber por meio do Imuniza Manaus (imuniza.manaus.am.gov.br). Na plataforma on-line, basta escolher a opção “Consultar minhas doses” e informar o número do CPF.

Confira os pontos de vacinação da Semsa em funcionamento neste sábado, 16/12:

Zona Norte

Clínica da Família Carmen Nicolau – Rua Santa Tereza D’Ávila, s/nº, Lago Azul

USF Áugias Gadelha – Rua A, s/nº, Cidade Nova 1

USF Major PM Sálvio Belota – Rua João Monte Fusco (antiga rua das Samambaias), nº 786, Santa Etelvina

Zona Sul

USF Doutor José Rayol dos Santos – Avenida Constantino Nery, s/nº, Flores