Vacina contra Covid-19 está disponível em nove unidades da prefeitura neste sábado, 23/12

22/12/2023 11h48

Vacina contra Covid-19
#paratodosverem – Servidora municipal aplicando vacina no braço de idoso em unidade de saúde

A população interessada em iniciar ou atualizar o esquema vacinal contra a Covid-19 pode buscar uma das nove unidades da Prefeitura de Manaus que ofertam a imunização aos sábados, neste dia 23/12. As unidades, gerenciadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), funcionam das 8h às 12h, estando distribuídas por toda a capital, com pelo menos uma em cada zona geográfica da cidade.

A subsecretária de Gestão da Saúde em exercício, Aldeniza Araújo, informa que o imunizante contra a Covid-19 é indicado para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade, de crianças e adolescentes a adultos e idosos.

“O risco de contágio e de formas graves da Covid-19 é maior entre as pessoas não vacinadas ou com esquema incompleto. Se você está nessa situação, busque um dos pontos da Semsa para receber a dose. A vacina é a forma mais segura e eficaz de prevenção”, aponta a subsecretária.

Aldeniza enfatiza ainda que Semsa iniciou, nesta semana, a aplicação do reforço da vacina bivalente contra a Covid-19 para idosos a partir de 60 anos e usuários imunossuprimidos, que tenham recebido a última dose do imunizante há pelo menos seis meses.

“O reforço busca fortalecer a proteção desses grupos contra a doença e ocorre por recomendação do Ministério da Saúde, após a detecção de subvariantes do coronavírus no país. A bivalente protege contra a cepa original da Covid-19, variante Ômicron e suas subvariantes”, afirma.

O esquema vacinal completo contra a Covid-19, relata Aldeniza, inclui duas doses do esquema inicial, mais dose de reforço. Para receber a vacina, o usuário deve ir a uma das unidades da Semsa levando documento de identificação com foto, CPF ou Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Crianças menores de 12 anos devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis para serem vacinadas.

“Quem tem dúvida sobre sua situação vacinal pode consultar o prazo e a dose a receber no Imuniza Manaus (imuniza.manaus.am.gov.br), bastando informar o número do CPF”, orienta a gestora.

Confira os pontos de vacinação da Semsa em funcionamento neste sábado, 23/12:

Zona Norte

Clínica da Família Carmen Nicolau – Rua Santa Tereza D’Ávila, s/nº, Lago Azul

USF Áugias Gadelha – Rua A, s/nº, Cidade Nova 1

USF Major PM Sálvio Belota – Rua João Monte Fusco (antiga rua das Samambaias), nº 786, Santa Etelvina

Zona Sul

USF Doutor José Rayol dos Santos – Avenida Constantino Nery, s/nº, Flores