Prefeitura promove feira de empreendedorismo feminino em shopping de Manaus

05/04/2023 15h37

Às vésperas do domingo de Páscoa, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), em parceria com o Amazonas Shopping, promoveu, nesta quarta-feira, 5/4, mais uma edição da feira de empreendedorismo feminino “Elas por Elas”, fornecendo um espaço de exposição e venda de produtos artesanais com temática pascal confeccionados por mulheres atendidas pelo Centro de Referência dos Direitos da Mulher (CRDM) e Organizações da Sociedade Civil (OSCs) parceiras.

Realizada no segundo piso do shopping, localizado no bairro Chapada, zona Centro-Sul de Manaus, a feira contou com a exposição de ovos de chocolate, trufas recheadas, bolos, artigos de decoração, entre outros.

“A importância de estarmos aqui hoje com essas mulheres é a oportunidade de poder contribuir com os seus processos de geração de renda, fortalecer a sua inclusão, sua identidade de gênero e principalmente a sua autoestima. É muito importante para elas, e para nós também, principalmente nesse período de Páscoa, ter a oportunidade de estar oferecendo esses produtos feitos com muita dedicação e carinho”, explicou a diretora do Departamento de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher da Semasc, Marley Fonseca.

De acordo com o coordenador de Experiência do Consumidor do Amazonas Shopping, José Fortes, a manutenção da parceria com o poder público visa também proporcionar um “algo a mais” para a comunidade no entorno do shopping além do comércio, sempre tendo como base uma perspectiva de consciência socioambiental.

“Procuramos sempre trazer coisas novas e diferentes para dentro do shopping além dos serviços de praxe. Quando conversamos com a equipe da Semasc sobre o projeto ‘Elas por Elas’ e os produtos para a Páscoa, pensamos que seria ideal que uníssemos o útil ao agradável, trabalhando o caráter social do Amazonas Shopping e fornecendo um espaço para a exposição desses produtos”, concluiu Fortes.

Confeiteira há 25 anos, Sôngela Castro foi convidada pelo segundo ano consecutivo a participar da feira, expondo seus tradicionais ovos de colher e outros doces. Para Sôngela, é uma oportunidade que marca um momento muito especial para ela enquanto profissional e mulher.

“É um modo de ampliarmos nosso negócio, de nos tornarmos conhecidas, e o trabalho que as meninas do CRDM fazem tem sido muito bom para nós. Acaba sendo uma oportunidade também de levarmos o nosso conhecimento para outras mulheres, de usar esse espaço para mostrar nossos talentos e ajudar essas outras mulheres a saírem de ambientes em que elas não desejam estar”, afirmou a confeiteira.

Já Marciele Souza, instrutora de artesanato da Associação Semeando Integração a Cidadania (Asic), participou pela primeira vez da exposição e já espera pela próxima oportunidade. “É uma oportunidade única, né? Aceitei o convite assim que o recebi e espero poder participar outras vezes, principalmente pela chance de poder introduzir minhas alunas da associação a espaços como esse”.

Centro de Referência dos Direitos da Mulher

A Subsecretaria Municipal de Políticas Afirmativas para Mulheres e de Direitos Humanos, parte da estrutura organizacional da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), promove atendimento humanizado à mulher que busca atendimento social e psicológico, orientação, acompanhamento e encaminhamento jurídico, por meio da equipe do Centro de Referência dos Direitos da Mulher (CRDM).

Através do CRDM, são oferecidos serviços de acompanhamento psicossocial a mulheres que se encontram em situação de risco pessoal e social por ocorrência dos vários tipos de violência, recebendo atenção socioassistencial através de orientações e encaminhamentos que promovam sua inserção e de seus dependentes nos programas sociais e promovendo a garantia de seus direitos.

Texto – Guilherme Araújo Pacheco / Semasc

Fotos – Marcely Gomes / Semasc