Creche da Prefeitura de Manaus realiza exposição artística com materiais sustentáveis

07/12/2023 12h43

Exposição “Amazon Eco Babys: Território do presente”
#paratodosverem – Servidores municipais da Semed, alunos e pais reunidos durantes exposição de materiais sustentáveis

Cortinas, quadros, vasos decorativos, tapetes, instrumentos musicais, entre outras obras, criadas a partir de materiais sustentáveis, fizeram parte da exposição “Amazon Eco Babys: Território do presente”, da creche municipal Magdalena Arce Daou, da Prefeitura de Manaus. O evento aconteceu, nesta quinta-feira, 7/12, na própria unidade de ensino localizada no bairro Santa Luzia, zona Sul da capital, e contou com a participação de toda comunidade escolar.

O projeto desenvolvido pela creche, gerenciada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), é uma das ações da instituição que faz parte da “Agenda 2030”, que trabalha a temática da sustentabilidade por meio da produção e autonomia infantil, com inspiração de artistas amazonenses.

De acordo com a gestora da unidade, Juci Seixas, a creche que atende 198 crianças de 1 a 3 anos, no maternal 1, 2 e 3, mantém a vertente de incluir a sociedade em todas as atividades desenvolvidas no centro de ensino.

“Já é uma tradição da nossa creche unir sempre a família, professores e as crianças em todas as atividades que desenvolvemos. Com essa participação, todos os eventos se tornam grandiosos e para nós é muito satisfatório termos o resultado que estamos apresentando hoje com obras confeccionadas pelas crianças, professores e os pais”, comentou Juci.

A exposição é coordenada pela professora Maria Raquel Santos, que reforçou a importância da temática. “É fundamental trazer esse tema para dentro da creche, já que estamos situados na beira de um igarapé poluído, onde é jogado garrafas plásticas, caixas de papelão e sacos. A partir disso, tiramos todo o material utilizado, que foi higienizado com a família e assim confeccionamos as obras de artes”, explicou.

As obras de artes confeccionadas com tampinha de garrafa, papelão, barbantes, canudo, folha seca e caixa de papel foram inspiradas nos artistas amazonenses Renan Nunes, Eliana Chaves e Oscar Olivares e apresentadas nas salas de aula.

“É uma satisfação imensa saber que as escolas trabalham o tema da sustentabilidade e que recebem o apoio dos pais e toda comunidade escolar. Isso só pode ter um resultado maravilhoso na vida dessas crianças que se tornarão adultos conscientes”, elogiou Renan, que é pioneiro da técnica de confeccionar bonecos com garrafas plásticas.

Para Natacha Lucena, mãe do pequeno Ryan Matheus Silva, é muito importante para a criança ter o envolvimento da família nas atividades da creche. “O apoio dos pais é muito importante no desenvolvimento intelectual e emocional das crianças, tanto na escola quanto em casa, e com isso nós também aprendemos. Acho muito importante essas atividades que a creche desenvolve com as crianças”, concluiu.

Texto – Érica Marinho / Semed

Fotos – Ulisson Santos / Semed