Prefeitura de Manaus fortalece ações de educação em saúde sobre tuberculose em Cime da zona Leste

15/03/2023 13h45

Como parte da programação da Prefeitura de Manaus pelo Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado em 24 de março, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), participaram, na terça-feira, 14/3, à tarde, da Expo-TB, uma exposição sobre a tuberculose, que aconteceu no Centro Integrado Municipal de Educação (Cime) Professor Dr. José Aldemir de Oliveira, no conjunto João Paulo, na zona Leste.

A exposição marcou o encerramento de uma programação desenvolvida ao longo de duas semanas, que abordou o tema “A prevenção começa na escola”, em que professores e alunos discutiram os impactos da doença, marcada ainda pelo estigma que, além da saúde, compromete a vida social e econômica. O evento de conclusão da programação contemplou exposições, peças teatrais, paródias e outras atividades lúdicas protagonizadas pelos alunos do estabelecimento de ensino.

O chefe do Núcleo de Controle da Tuberculose da Semsa, Daniel Sacramento, destacou que a programação no Cime foi um marco importante porque, pela primeira vez, a Expo-TB foi realizada em uma escola municipal.

“Enfrentamos o desafio de sensibilizar os alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, reforçando os conhecimentos sobre a doença, com destaque às formas de prevenção, para que eles não sejam vítimas da doença, futuramente. Além disso, esse público é um importante multiplicador de informação em suas famílias. Usamos jogos de tabuleiro, teatro e as aulas de português, ciências e outras disciplinas, para falar sobre prevenção, tratamento e apoio de todos, para que o paciente supere a doença”, acentuou.

Foram realizadas rodas de conversa entre docentes e profissionais de saúde, para discutir as estratégias de como integrar o conhecimento sobre tuberculose em sala de aula. “O objetivo foi apoiar os docentes para que o tema fosse contemplado de forma simples, sem uma linguagem formal, de modo a facilitar a compreensão sobre o assunto”, explicou Daniel Sacramento.

A gestora do Cime Professor Dr. José Aldemir de Oliveira, Zilene Trovão, elogiou a ação intersetorial, que uniu Semsa e Secretaria Municipal de Educação (Semed), e enfatizou que a iniciativa foi necessária para promover e multiplicar conhecimento tanto na escola quanto na comunidade.

“Acreditamos em uma educação transformadora que vai além da escolarização e da estrutura de um estabelecimento de ensino. Consideramos que a saúde da comunidade é importante e tem impacto direto na escola. Estou muito feliz porque foram duas semanas intensas de um trabalho belíssimo do qual surgiram cartazes, músicas, shows, poesias e outras ações em que os alunos e professores saíram fortalecidos dessa experiência”, assinalou.

Para Ingrid Raffaela Laranjeira, aluna do Cime Professor Dr. José Aldemir de Oliveira, que participou da paródia e da construção de poemas, o aprendizado foi proveitoso. “Foi muito legal, porque a gente aprendeu muita coisa. Eu agora sei que é preciso cuidar de uma tosse que dura mais de três semanas”, explicou.

A Expo-TB é uma iniciativa do Comitê de Tuberculose do Amazonas, formado por secretarias municipais e estaduais, institutos de ensino e pesquisa e organizações da sociedade civil, do qual as secretarias de Saúde (Semsa) e de Educação (Semed) fazem parte.

Dados da Semsa demonstram que, em 2022, um total de 2.667 casos de tuberculose foi notificado na capital. Quando comparado a 2021, quando 2.313 casos foram registrados, percebe-se uma elevação. Este ano, 332 casos de tuberculose em Manaus já foram notificados.

Texto – Tânia Brandão/Semsa

Fotos – Henrique Souza/Semsa