Prefeitura de Manaus realiza celebração do Dia das Crianças a famílias atendidas pelo EAMAAR

11/10/2023 21h27

A Prefeitura de Manaus, por meio Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy (EAMAAR), gerenciado pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou, nesta quarta-feira, 11/10, uma festa em celebração ao Dia das Crianças, especialmente voltada às crianças autistas atendidas pela unidade.

Contando com apoio das secretarias municipais de Educação (Semed) e Saúde (Semsa), o evento foi idealizado como algo além da comemoração à data, como uma forma reforçar a importância da inclusão e do reconhecimento das necessidades e potencialidades dos pequenos por meio de atividades recreativas, lúdicas e educacionais, além de oficinas de arte, música, brincadeiras sensoriais, entre outras. Mais 500 crianças participaram do evento junto a seus familiares.

“Foi na gestão do prefeito David Almeida que fomos capazes de transformar uma festa linda dessas em uma tradição anual dentro do EAMAAR. É um momento em que qualquer pessoa consegue perceber o quão acolhidos nossos autistas se sentem dentro da instituição, como se sentem bem-vindos e amados pela nossa equipe”, destacou o diretor do EAMAAR, Alexandre Gald.

De acordo com a psicóloga do espaço, Patrícia Soprano, a festividade também exerce um papel fundamental dentro do fluxo de trabalho realizado pelo EAMAAR, ampliando a interação social das crianças atendidas junto a familiares e amigos em um momento de descontração e carinho.

“A interação social é muito importante para eles, pois muitas vezes foram do ambiente do EAMAAR, essas crianças não possuem oportunidades de interação pensadas especialmente a elas, levando em conta suas especificidades. Quando realizamos um evento como este, possibilitamos uma maior qualidade de vida a essas crianças e suas famílias”, explicou.

Mãe do pequeno Ghael Benício, de 3 anos, a dona de casa Josilene Paes, 36, participou da “festinha” pela primeira vez e não poupou elogios à iniciativa e ao apoio prestado pelo EAMAAR a ela e sua família.

“É a primeira festinha de Dia das Crianças que eu levo meu filho e é maravilhoso poder vê-lo interagir com outras crianças em um espaço que o acolhe e o entende. Esse é um lugar muito especial para nós, pois sabemos que é muito difícil conseguir um atendimento adequado para crianças com autismo, então somos muito gratos a tudo”, afirmou.

Texto – Guilherme Pacheco / Semasc

Fotos – Diego Lima / Semasc