Educadores da prefeitura participam da 9ª Socialização de Práticas Formativas

05/12/2023 13h36

Com o tema “Práticas pedagógicas constituídas entre a formação continuada e a comunidade escolar”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza nesta terça e quarta-feira, 5 e 6/12, a nona Socialização de Práticas Formativas (SPF). O evento acontece no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), na avenida Maceió, zona Centro-Sul da cidade.

O objetivo da ação é socializar conhecimentos, saberes e práticas educativas desenvolvidas em diferentes espaços de aprendizagens, em formato remoto e presencial, evidenciando a diversidade de práticas pedagógicas existentes nos contextos da educação pública municipal urbana e rural.

O subsecretário de Gestão Educacional, Júnior Mar, parabenizou a organização do evento e falou sobre o que tem ouvido dos professores sobre as formações. “É muito importante ter a confirmação de que as formações desenvolvidas, durante todo o ano letivo, são positivas no desempenho do professor em sala de aula. O papel do formador é muito importante, eles buscam desafios e despertam a vontade naquele professor que já não está mais tão motivado e o que eu tenho visto e ouvido, nas visitas às escolas, é somente elogios; de como as formações têm mudado o papel do professor.  É isso que a Semed busca e quer, o amor no educar”, declarou o subsecretário.

A SPF é uma das ações que compõem o Programa de Formação Permanente dos Profissionais do Magistério, da DDPM/Semed, conforme o Decreto nº 2.682, de 26 de dezembro de 2013. Assim como em edições anteriores, os profissionais de educação da rede municipal de Manaus participam de várias atividades, envolvendo apresentações culturais, conferências, oficinas, salas temáticas, bem como mostras e rodas de conversa.

“Esse evento mostra o resultado das formações realizadas durante todo o ano. Aqui teremos pesquisas, resultados, enfim, é um evento que tem o objetivo de socializar as práticas formativas enquanto professores e formadores. Ele é a culminância de todo trabalho que foi feito em 2023”, explicou a chefe da DDPM, Inez Alcântara.

Para a professora da educação infantil, Maria da Conceição Lopes Batista, as formações são importantes, para que a prática pedagógica do educador esteja sempre em evolução. “Com as formações, os professores só têm a ganhar e o aluno também. Então, essas ações só fazem com que a gente aprimore ainda mais os nossos conhecimentos e, assim, trabalhar as habilidades, competências das crianças e também compartilhar os nossos conhecimentos”, declarou a professora.

Na edição de 2023 da SPF, será possível prestigiar dois eventos que acontecerão nas mesmas datas e espaços: a 2ª Mostra de Teses e Dissertações, do programa Qualifica e o 12º Diálogos Pertinentes do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Experiências Transdisciplinares em Educação/Lepete.

Texto – Érica Marinho/ Semed

Fotos – Matheus Perdiz/ Semed