CMS/Manaus encerra programação da 17ª Semana do Controle Social 

Por Prefeitura de Manaus

24/11/2023 16h34

Icone audio
#paratodosverem – Conselheiros locais de saúde participam de evento no auditório da Unip

A 17ª Semana do Controle Social de Saúde foi encerrada, nesta sexta-feira, 24/11, no auditório da Universidade Paulista (Unip), bairro Parque 10 de Novembro, com programação direcionada para 96 conselheiros locais de saúde que atuam na zona Oeste. 

Coordenada anualmente pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus), com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o evento tem como objetivo o fortalecimento do controle social e a sensibilização sobre a importância da participação popular para a melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Segundo o presidente do CMS, conselheiro Elson Melo, a programação da 17ª edição do evento foi diferenciada e representou uma oportunidade para a capacitação dos 663 conselheiros locais de saúde do município de Manaus, dividida em cinco etapas, de acordo com o Distrito de Saúde (Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural). 

“É um evento importante por ser um momento em que podemos trazer a comunidade para dentro do processo de controle social, além de reunir conselheiros municipais e locais de saúde. Eu sempre digo que informação é poder e é muito melhor quando esse poder é compartilhado, porque todos ganham, incluindo a comunidade, a gestão da saúde e o CMS”, afirmou Melo. 

A primeira etapa da capacitação foi realizada no último dia 8 com conselheiros locais representantes da zona Leste, nos segmentos de trabalhadores, gestores e usuários do SUS. As etapas seguintes aconteceram nos dia 13/11 (Disa Rural), 16/11 (Disa Norte) e 23/11 (Disa Sul), finalizando com a etapa do Disa Oeste. 

A programação contou com a discussão dos temas: CMS/Manaus – Regimento Interno, Estrutura Organizacional e Fundamentação Legal; Controle Social em Saúde; Conselhos Locais de Saúde de Manaus; e Território do Distrito de Saúde. 

Durante a última etapa da capacitação, a diretora do Disa Oeste, Maria do Socorro Soares, informou que os 96 conselheiros locais da zona Oeste integram 14 Conselhos Locais de Saúde (CLSs), que têm vínculo e atuam junto a 14 Unidades de Saúde, envolvendo trabalhadores, gestores e usuários.

“A integração dos três segmentos do controle social no SUS, que a gente consegue por meio dos Conselhos de Saúde, ajuda a gestão a entender e sentir as necessidades reais da população. Com isso, é possível a construção de um planejamento das ações de acordo com a realidade daquilo que realmente precisamos”, afirmou Socorro Soares. 

Atualmente, os 663 conselheiros locais de saúde de Manaus integram 74 CLSs, atuam de forma vinculada a 73 Unidades de Saúde, mas a meta é ampliar para 76 Unidades de Saúde. 

O assistente social Gilson Aguiar da Silva, vice-presidente da Confederação Nacional das Associações de Moradores e Entidades Comunitárias do Brasil e presidente nacional do Movimento Popular em Saúde, participou como um dos palestrantes nas cinco etapas da capacitação dos conselheiros locais e lembrou que a implantação dos CLSs iniciou em Manaus no ano de 2007, quando houve a composição de oito Conselhos Locais de Saúde. 

“O processo de controle social em Manaus vem crescendo com a ampliação do número de conselhos locais. E o nosso objetivo com a capacitação é orientar sobre as atribuições dos conselheiros, o que eles podem fazer no dia a dia e como podem contribuir para a melhoria do atendimento em saúde”, destacou Gilson Silva. 

— — — 

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa 

Fotos – Divulgação/Semsa 

SEMSA – Secretaria Municipal de Saúde 

Assessora responsável: Andrea Arruda – (92) 99100-0777 

E-mail: decom.semsa@gmail.com