Prefeitura de Manaus ofertou mais de 4 mil vagas de emprego no primeiro semestre de 2023

20/07/2023 14h12

Comprometida com a empregabilidade e geração de renda para a população, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), ofertou 4.334 vagas de emprego no Sistema Nacional de Emprego (Sine Manaus) ao longo do primeiro semestre de 2023, que compete do dia 1º de janeiro a junho deste ano.

O Sine Manaus, sob a administração da Semtepi, é responsável por proporcionar um ambiente propício para a busca e oferta de emprego, reunindo recursos e serviços que facilitem a inserção e recolocação profissional de trabalhadores no mercado de trabalho.

“Neste primeiro semestre de 2023, estamos enfrentando uma significativa onda de desemprego, o que tem levado muitas pessoas a buscarem o auxílio do Seguro-Desemprego. A quantidade de pessoas desempregadas é expressiva, e nossa equipe tem trabalhado incansavelmente para lidar com esse desafio e empregar o maior número de pessoas possível”, frisou o diretor do Sine Manaus, Fábio Araújo.

Dentre as mais de 4 mil vagas, estão inclusos: 10.286 trabalhadores encaminhados, 2.229 vagas preenchidas, além das 660 parcerias firmadas ao longo do semestre. Para as Pessoas com Deficiência (PcDs), foram 384 oportunidades ofertadas e 108 empresas que proporcionaram empregos de inclusão da categoria.

Para o operário Azaf Mamede, que atualmente trabalha como Operador de Atendimento, esta é a quinta vez que consegue um emprego com carteira assinada pelo Sine Manaus. O trabalhador utiliza os serviços do sistema desde os 18 anos de idade e já realizou dois cursos por intermédio do “Sine Qualifica”.

“Estou extremamente satisfeito com o Sine Manaus. Acabei de concluir a fase da experiência no meu novo trabalho e posso dizer que está tudo ótimo. Desde os meus 18 anos, venho utilizando esse serviço, e só tenho a agradecer por tudo que conquistei por meio dele. Consegui tirar minha carteira digital e tive todos os procedimentos devidamente autorizados. Gostaria de enfatizar o quanto o Sine é um sistema valioso para quem busca oportunidades de emprego. Recomendo enfaticamente aos moradores do meu bairro que explorem esse sistema, pois é uma plataforma que oferece chances reais de conquistar um emprego”, ressaltou Azaf.

Durante os seis meses, o departamento avançou nas ações alcançando progressos significativos, como o preenchimento de 50% das vagas divulgadas, superando a meta estimada de 27%.

Com maiores perspectivas para auxiliar pessoas em suas trajetórias profissionais, o Sine dispõe de outros serviços gratuitos, como orientação sobre Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), entrada no seguro-desemprego e cadastro no sistema para inserção no mercado de trabalho.

Além dos serviços ofertados nos espaços da prefeitura, a população também tem a oportunidade de participar de ações itinerantes de empregabilidade, por meio dos programas “Sine Qualifica”, “Sine nos Bairros” e “Semtepi Itinerante”, que visam levar atividades de qualificação, emprego e empreendedorismo a pontos estratégicos da capital.

“O curso tem contribuído significativamente para o crescimento das pessoas que hoje têm a higienização a seco como profissão, seja como uma fonte de renda extra ou como um novo ofício. Alguns alunos se destacaram, já adquiriram seus próprios materiais e equipamentos, e estão atuando no mercado com suas próprias empresas. Certamente, o impacto positivo do curso é notável. Alguns alunos buscaram empregos em empresas do ramo, enquanto outros se tornaram nossos parceiros, pois também atuamos como uma empresa de serviços e oferecemos consultoria”, explicou a coordenadora e facilitadora do curso de Higienização a Seco do programa “Sine Qualifica”, Cristiane Gama.

Texto – Fabiane Monteiro / Semtepi

Fotos – Arquivo / Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjArZt7,   https://flic.kr/s/aHBqjAgLyb e https://flic.kr/s/aHBqjAehJN