Prefeitura e Instituto Coca-Cola Brasil realizam oficina de capacitação para adolescentes em medida socioeducativa

27/04/2023 14h00

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), em parceria com o Coletivo Jovem Manaus, do Instituto Coca-Cola Brasil, realizou, nesta quinta-feira, 27/4, a segunda etapa da “Oficina de Empregabilidade”, voltada para jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e atendidos pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Norte.

A capacitação foi realizada no Lar Fabiano de Cristo, localizado no bairro Redenção, zona Centro-Oeste da cidade, onde os jovens puderam colocar em prática alguns dos conhecimentos obtidos na primeira etapa da oficina, realizada em março deste ano, produzindo seus próprios currículos com apoio de computadores fornecidos pelo coletivo para a ocasião.

“Muitos dos jovens que atendemos não têm esse acesso a orientações mais específicas de um profissional especializado em aspectos mais técnicos do mercado de trabalho, como meios de inserção e coisa do tipo, e nesse sentido o Coletivo Jovem vem sendo um grande parceiro nosso, fornecendo informações mais atualizadas e encaminhamentos para vagas de emprego adequadas a esses jovens, o que é valiosíssimo para o nosso trabalho”, destacou a técnica do Serviço de Medidas Socioeducativas do Creas Norte, Francinete Andrade.

O momento, destinado a um contato mais direto e demonstrado do processo de elaboração de um currículo de qualidade, dá continuidade a conceitos já apresentados aos participantes e que têm o objetivo de fornecer técnicas e os conhecimentos necessários para que possam se inserir no mercado de trabalho. Para a educadora social do projeto, Lenaia Souza, este contato mais presencial é fundamental para que os orientandos tenham a oportunidade de sanar suas dúvidas em tempo real e qualificar ainda mais o seu currículo.

“Existem muitas dúvidas que não conseguem ser sanadas ao elaborar um currículo sozinho ou quando se está aprendendo à distância, mas por meio dessa parceria com o Creas, nós damos a oportunidade para que esses jovens possam exercitar essa elaboração na prática e tirar suas dúvidas em tempo real, assim se inserindo gradativamente no mercado de trabalho”, explicou Lenaia.

O estudante M. H. S., de 18 anos, teve a oportunidade de, pela primeira vez, elaborar o próprio currículo e agradeceu o apoio recebido. “Foi tudo interessante e produtivo, e em pouco tempo pude aprender como organizar minhas informações e produzir, eu mesmo, meu currículo. Agora é questão de correr atrás desse primeiro emprego”, concluiu o jovem.

Texto – Guilherme Araújo Pacheco / Semasc

Fotos – Marcely Gomes / Semasc