Prefeitura participa de ato público alusivo ao Dia Internacional da Pessoa Idosa

Por Prefeitura de Manaus

05/10/2023 21h22

Icone audio

Em alusão ao Dia Internacional da Pessoa Idosa e aos 20 anos da promulgação do Estatuto do Idoso, ambos celebrados no dia 1°/10, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), participou, nesta quinta-feira, 5/10, de um ato público promovido pelo Fórum dos Direitos da Pessoa Idosa do Amazonas. 

Realizado no largo São Sebastião, no centro histórico de Manaus, o ato reuniu mais de 900 idosos em frente ao Teatro Amazonas em uma programação recheada de atrações musicais, culturais, atividades físicas e outros serviços socioassistenciais do poder público manauara. 

“Muitos dos grupos de idosos presentes neste ato de hoje são atendidos pelo nosso serviço de convivência, nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), então nada mais justo que prestigiarmos um momento tão bonito como este. Nosso trabalho é voltado para a promoção do fortalecimento de vínculos comunitários dessas pessoas, e ver todos aqui felizes e animados é de uma satisfação enorme e parte essencial do nosso trabalho”, explicou Josieth Araújo, gerente do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Semasc, serviços desenvolvido e ofertado pelos equipamentos socioassistenciais da Proteção Social Básica do município. 

Coordenadora do fórum, a assistente social Conceição Dias destacou a importância do ato para a visibilidade da figura da pessoa idosa na capital amazonense. De acordo com Conceição, é essencial que a população, idosa ou não, tenha plena ciência de seus direitos enquanto cidadãos. 

“Nossa programação de hoje é uma homenagem aos idosos da cidade de Manaus, bem como ao estatuto que rege as leis de proteção e combate à violência contra a terceira idade. É um momento que demonstramos nossa missão de permanecer de mãos dadas com a rede de proteção social para a garantia de direitos da população”, afirmou. 

A aposentada Gilda Pereira, de 72 anos, participou do ato e elogiou a iniciativa, além de ressaltar sua importância para si. 

“É uma ocasião muito especial e acho que nós merecemos isso. Estamos todos muito felizes em poder participar, por poder desfrutar desse momento com amigos e familiares. Infelizmente, ainda há pessoas que não têm paciência com as pessoas idosas e o dia de hoje é importante para mostrar a essas pessoas que as coisas não são bem assim”, concluiu. 

— — —

Texto – Guilherme Pacheco / Semasc 

Fotos –  Diego Lima / Semasc 

Disponíveis em – https://we.tl/t-DHgKrVMYvs