Prefeitura de Manaus participa de ato público em defesa da população de rua

19/08/2022 17h02

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e do Fundo Manaus Solidária, em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e Organizações da Sociedade Civil (OSCs), participou nesta sexta-feira, 19/8, do ato público alusivo ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, na praça da Matriz, no Centro. Durante a manhã, houve uma roda de conversas para debater temas como vacinas, garantia de direitos, entre outros.

“O objetivo do ato foi conscientizar sobre os direitos das pessoas em situação de rua, das quais são muitas vezes invisibilizadas. A gestão do prefeito David Almeida, preocupada em amenizar o sofrimento da população de rua, apoiou o evento para tentar sensibilizar a sociedade sobre o tema. Além disso, o Fundo Manaus em seu último edital fomentou pelo menos três projetos que trabalham com esse público”, afirmou o presidente do Fundo Manaus Solidária, Emerson Castro.

“Esse ato, além do trabalho que a gente já realiza durante o ano todo, é para relembrar que nós conquistamos um marco, que é o Dia Mundial de Luta da População em Situação de Rua. Não é um dia para celebrar, e sim um dia para sensibilizar a sociedade e lembrar que essa população possui direitos, fazer com que sejam vistos”, declarou a secretária da Semasc, Jane Mara Moraes.

A Semasc possui o Serviço de Abordagem Social para orientar os beneficiários como o Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop), que foi o primeiro espaço criado na cidade de Manaus objetivando servir como referência e contrarreferência para pessoas em situação de rua.

O Abrigo Gecilda Albano oferta café da manhã e jantar, enquanto o almoço é servido na Cozinha Comunitária da Panair, também na zona Sul. Já o Serviço de Acolhimento Institucional Amine Daou Lindoso (SAI Amine Daou) oferta serviços de acolhimento na modalidade de Casa de Passagem, com funcionamento 24 horas, com atendimento integral que garante condições de estadia, convívio, endereço de referência, resgate do exercício da cidadania, a partir de encaminhamentos para inclusão escolar, cadastro para inserção no mercado de trabalho, contribuindo para a construção de um projeto de vida pautado na autonomia e no resgate da identidade social e comunitária.

Parceiros

Organizado pela Comunidade Nova Aliança, o evento aconteceu com a parceria de diversas Organizações da Sociedade Civil, como o Vida Alegre, o Desafio Jovem, O Pequeno Nazareno, a Pastoral do Povo de Rua e a Catedral Nossa Senhora da Conceição (Matriz).

Texto – Juliana Maquiné / FMS e Leonardo Fierro /Semasc

Fotos – Marcely Gomes / Semasc e Guilherme Pacheco / Fundo Manaus Solidária