Fiscalização em shoppings de Manaus garante o uso correto de vagas para idosos e pessoas com deficiência

21/03/2023 18h01

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou fiscalização na tarde desta terça-feira, 21/3, em um shopping Center na Ponta Negra, zona Oeste, para verificar se as vagas destinadas a idosos e Pessoas com Deficiência estão realmente sendo utilizadas por quem tem direito. Na ocasião, sete veículos foram autuados por não disponibilizarem a credencial de autorização para utilizar o espaço como determina o código de trânsito.

“Infelizmente, é comum vermos pessoas estacionando em vagas destinadas a idosos e pessoas com deficiência sem ter o direito de utilizá-las. Isso pode parecer um ato pequeno e insignificante, mas para quem tem mobilidade reduzida, pode fazer toda a diferença na hora de ter acesso a serviços e comodidades que a maioria das pessoas tem facilidade de usar”, disse Ian Domingues, chefe de fiscalização do IMMU na zona Oeste.

Durante as abordagens realizadas pelos agentes, é verificado se existe a credencial emitida pelo IMMU no painel do veículo. Essa medida tem como objetivo garantir que apenas idosos e pessoas com deficiência utilizem as vagas reservadas para elas. Caso o documento não seja encontrado no veículo abordado, os agentes realizam a autuação por utilizar a vaga indevidamente.

Para o autônomo Antônio Almada, 68 anos, ações como essa contribuem para uma cidade mais justa e inclusiva para todos.

“Essa fiscalização é importante não apenas para evitar que pessoas sem direito ocupem essas vagas, mas também para inibir comportamentos indevidos e conscientizar a população sobre a importância de respeitar esses espaços”, colaborou.

O IMMU reforça que fiscalizações com a finalidade de garantir vagas destinadas a idosos e pessoas com deficiência continuam sendo realizadas regularmente em todos os empreendimentos público e privado, a fim de coibir comportamentos indevidos e permitir que esses espaços sejam respeitados.

Texto – Marcelo Lima / IMMU

Fotos – Divulgação / IMMU