Prefeitura leva vacinação contra o sarampo a alunos da rede municipal

06/08/2018 17h54

Buscando redobrar os esforços para imunizar a população contra o sarampo, a Prefeitura de Manaus está vacinando os alunos da rede municipal, em uma ação conjunta entre as secretarias municipais de Educação (Semed) e de Saúde (Semsa). As escolas da rede municipal estão, desde o mês de julho, recebendo equipes dos Distritos de Saúde (Disas) para a verificação do cartão de vacinação das crianças e adolescentes e dos funcionários da unidade. Estão aptos a receber a vacina pessoas de seis meses a 49 anos.

Prefeitura leva vacinação contra o sarampo a alunos da rede municipal

As escolas têm trabalhado na mobilização desses estudantes, buscando junto aos pais autorização para que aqueles alunos que ainda não estiverem imunizados recebam as doses necessárias. Semed e Semsa têm trabalhado com um cronograma de atendimento em que, diariamente, as unidades de ensino recebem os agentes de saúde.

A assessora da Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (Gacpe), Lourdes Souza, explicou como é importante a participação da comunidade. “É necessário que esse cartão chegue às escolas. Aí em outra data, agendada pela equipe de saúde, eles voltam à escola para vacinar os alunos que precisam, servidores e até a comunidade em geral. Todas as escolas de todas as zonas estão nesse movimento”, informou.

A diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Devae) da Semsa, Marinélia Ferreira, explicou os critérios para a escolha das unidades que estão sendo atendidas pelos agentes das Disas.

“As escolhas das escolas se deram a partir dos bairros prioritários, com número de casos confirmados e suspeitos e aí se fez todo um panorama e fizemos a seleção dentro dos Distritos de Saúde. Sempre lembrando que essa vacina que está sendo feita nas escolas está sendo feita a partir das informações do cartão de vacinação das crianças”, observou.

Nesta segunda-feira, 6/8, a ação ocorreu na Escola Municipal República do México, no bairro Flores, zona Centro-Sul. De um universo de 299 alunos, apenas 11 precisavam receber as vacinas, os outros já haviam sido imunizados anteriormente, o que mostra que o trabalho que a prefeitura vem fazendo está sendo eficiente.

A gestora da unidade, Lucymeire Rocha Braga, reforçou a importância da mobilização realizada pelas escolas e da participação das comunidades. Segundo ela, até o dia da vacinação, foi realizada uma semana de mobilização entre pais e responsáveis.

“Na segunda-feira passada iniciamos a sensibilização com os pais, encaminhamos um comunicado falando da necessidade de trazer o cartão de vacina, ainda que a criança tivesse sido vacinada. A equipe da Semsa esteve conosco fazendo o que eles chamam de varredura, em que analisaram os cartões de todos os alunos, definindo o dia de vacinação. Os pais reagiram positivamente, porque perceberam que a escola está preocupada com a saúde dos filhos deles”, salientou.

Para a professora Josiete Pereira, o fato de a ação chegar à escola é fundamental. “Tem gente que não consegue ir até uma UBS e tendo esse serviço na escola facilita muito para alguns pais e mães. Então essa campanha é extremamente importante”, pontuou.

Texto: Alexandre Abreu / Semed

Fotos: Lton Santos / Semed