Procedimentos realizados pelo Samu são simulados no Manauara Shopping

29/06/2018 17h11

Quem for ao Manauara Shopping, até o próximo domingo, 1/7, poderá ter acesso às orientações sobre o funcionamento de dois importantes serviços que a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), disponibiliza para a população: o SAMU 192 Manaus e o SOS Vida. O I Workshop Manauara-SAMU-SOS VIDA: “Da solicitação ao atendimento dos casos de Urgência e Emergência”. Uma exposição foi montada na entrada principal do centro de compras, pela avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho, Adrianópolis, zona Centro-Sul.

29.06.18. SIMULAÇÃO DE PRIMEIROS SOCORROS SAMU FOTOMARINHO RAMOS /SEMCOM

O Samu levou para o shopping duas ambulâncias de diferentes configurações. Uma Unidade de Suporte Avançado (USA) e uma Unidade de Suporte Básico (USB). A USA dispõe de equipamentos para atendimento de situações mais complexas, com aparelhagem de reanimação mecânica, e a USB possui material para socorro de casos com menor gravidade. Todo o material utilizado nos atendimentos está exposto e pode ser conferido pela população, que também terá acesso a explicações prestadas por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e socorristas, que atuam no serviço.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, ressalta que o workshop aproxima a população do trabalho diário dos profissionais que salvam vidas.

“O Samu é fundamental para os casos de urgência e emergência, na medida em que atua no atendimento profissional de alta qualidade a pacientes, na maioria das vezes, acidentados nas ruas de Manaus. Nós estamos realizando, além das simulações, serviços de orientação e informação a população sobre como agir de forma correta e imediata frente a uma ocorrência de agravo a saúde, evitando o atendimento incorreto”, afirma Magaldi.

Oficinas

Durante o workshop serão realizadas oficinas nas quais serão apresentadas as práticas de atendimento precoce e adequado às vítimas com parada cardiorrespiratória enquanto o serviço especializado está a caminho. Ainda, manobras de ressuscitação, orientações sobre quando deve ser acionado o Samu – 192 Manaus e como fazê-lo, as práticas que não devem ser executadas e seus riscos, sobre a relevância da qualidade das informações transmitidas ao serviço no momento da solicitação de atendimento e informação a população sobre a existência do serviço de transporte sanitário (SOS Vida), mantido pela Semsa.

Durante os três dias do Workshop Manauara-SAMU-SOS VIDA, de acordo com a chefe do Núcleo de Educação Permanente, Lêda Sobral,  o participante vai poder conhecer de perto uma ambulância do Samu, uma ambulância do SOS Vida, duas motolâncias, os materiais utilizados pelas equipes nos atendimentos, como equipamentos de imobilização, talas, colares cervicais, protetor lateral de cabeça, prancha rígida, manequins de simulação do corpo inteiro, do torso adulto e infantil e de bebês. Também os equipamentos das unidades avançadas, como cardioversor, ventilador mecânico montado, cilindro de oxigênio, oxímetro pulso, glicosímetro e estetoscópio.

“Durante as exposições estarão presentes equipes de profissionais do Samu e SOS Vida, reforçando a adoção de condutas corretas e prioritárias em situações de urgência e emergência, instituindo ações básicas de suporte, fundamentais para salvar vidas e prevenir sequelas”, declarou.

Cristina Caldas levou a filha para conhecer os procedimentos e também aproveitou para aprender as técnicas de ressuscitação aplicadas pelos profissionais do Samu. A técnica em segurança do trabalho afirma que as informações vão agregar valor ao trabalho que realiza.

“Eu trabalho diariamente com situações que envolvem incidentes. Quando eu precisar agir, em casos mais sérios, saberei como realizar os procedimentos corretos”, declarou.

Texto: Agnaldo Oliveira Júnior/Semsa

Fotos: Marinho Ramos/Semcom