Manaus entra nas discussões sobre a pactuação e regulamentação do mercado de audiovisual e política nacional das artes

05/03/2024 20h28

#paratodosverem – representantes de estados e municípios na quarta conferência nacional de cultura

A Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), participou, nesta terça-feira, 5/3, da programação do segundo dia da 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC), em Brasília. No evento, que acontece na Biblioteca Nacional, os secretários dos estados e gestores municipais de cultura discutiram a pactuação federativa da política nacional das artes, a regulação das plataformas de streaming (VOD) e o fortalecimento das políticas locais do audiovisual.

As reuniões foram coordenadas pela presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Maria Marighella, e a secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC), Joelma Gonzaga. Estavam presentes o diretor da Agência Nacional de Cinema (Ancine), Paulo Alcoforado, e os secretários estaduais e gestores das capitais e demais cidades associadas. Os dois encontros, realizados pela manhã e tarde, serviram para encontrar estratégias e ações que visem a descentralização da Ancine e desenvolvimento das artes no processo de produção do país.

O presidente do Concultura, Neilo Batista, participou das discussões sobre os temas. Ele disse que o próximo passo será a criação de um seminário ou simpósio para o mercado audiovisual que discuta a regulamentação da streaming nas ações de descentralização da Ancine. “Na oportunidade, a construção será via agenda no Fórum com técnicos e gestores do mercado audiovisual”, informou.

Na abertura, a presidente da Funarte, Maria Marighella, ressaltou a importância da participação dos estados, capitais e municípios da região Norte na formulação das políticas nacionais de Cultura. “Hoje, é com alegria que temos um fórum de secretários estaduais e, também, um fórum das capitais e municípios associados, porque se começa um novo momento de construção do plano nacional de cultura, de aprovação do Sistema Nacional de Cultura”.

Ela se disse convicta de que qualquer política nacional se dá na articulação federativa, com a participação de estados, municípios e sociedade civil. “E falar ao Norte do país é, também, assumir compromisso com esse território, essa região tão brasileira, tão importante na política, na cultura brasileira e, portanto, reivindica políticas. Acho que o Norte está no centro do debate não só do Brasil, mas do globo, e para nós é uma alegria imensa falar com Manaus e com o Norte do Brasil”, finalizou Marighella.

Texto – Cristóvão Nonato / Concultura

Fotos – Fábio Simões / Concultura