Prefeitura de Manaus participa em Brasília da 4ª Conferência Nacional de Cultura

04/03/2024 19h45

#paratodosverem – presidente do Conclutura na Conferência

A Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), está participando da 4ª Conferência Nacional de Cultura (4ª CNC), aberta, nesta segunda-feira, 4/3, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. A conferência se estenderá até a próxima sexta-feira, 8.

Representando a prefeitura, o presidente do Concultura, Neilo Batista, ressaltou a força do grande encontro da indústria cultural, que movimenta a economia criativa do país, na construção de políticas públicas culturais. “Estamos aqui, junto com os delegados escolhidos nas conferências municipais e estadual, desta vez, com a maior delegação da história do Amazonas, com 268 delegados. Aqui, vamos contribuir com ideias e sugestões para a construção do novo Plano Nacional de Cultura, fundamental para gerir o Sistema Nacional de Cultura”, explicou.

Durante a tarde, foram realizadas as primeiras rodas de conversas setoriais, abrindo o diálogo entre os diferentes setores da cultura brasileira.

A abertura oficial aconteceu às 18h (hora de Brasília), com as presenças do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros e convidados. Os shows do primeiro dia foram do cantor Ops (Criolina) e Fafá de Belém com Johnny Hooker, no palco diversidade, área interna do centro de convenções.

Consulta

Na ocasião, foi lançada, pelo Ministério da Cultura (MinC), uma consulta pública sobre o Plano Nacional de Cultura (PNC), com o objetivo de ouvir as expectativas das pessoas para o próximo Plano Nacional de Cultura, que será apresentado ao fim do encontro. Criado pela Lei n.º 12.343, de 2 de dezembro de 2010, o Plano Nacional de Cultura reúne princípios, objetivos, diretrizes, estratégias, ações e metas que orientam o poder público na formulação de políticas culturais.

O Plano vigente de 2010 a 2024 foi elaborado em 2005, após a realização de fóruns, seminários e consultas públicas com a sociedade civil. Com duração de dez anos, o PNC teve a sua vigência prorrogada duas vezes e tem validade até dezembro de 2024.

A 4ª CNC é realizada pelo MinC e pelo Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), e correalizada pela Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI).

Texto – Cristóvão Nonato / Concultura

Fotos – Fábio Simões /Concultura