Em janeiro, Implurb soma alta de 4% com mais de 4,8 mil atendimentos ao público em licenciamento

07/02/2024 11h12

Em janeiro de 2024, a Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), teve alta de 4% no volume de atendimentos no sistema de licenciamento urbano da capital, com o número de 4.890 serviços prestados. Em 2023, no mesmo mês, foram 4.696 atendimentos.

No mês passado, o Implurb recebeu 2.107 e-mails, 874 ligações e fez a formalização de 601 processos. Em toda a gestão do prefeito David Almeida, de janeiro de 2021 a janeiro de 2024, a prefeitura, via Implurb, já fez quase 60 mil atendimentos: 59.486.

“Estamos em constante busca de melhorias nos serviços para dar celeridade a processos e projetos de licenciamento urbano, diariamente. E parte disso se reflete em conquistas e indicadores como estarmos no ranking das ‘Melhores Cidades do Brasil para se Fazer Negócios’ em construção civil (nono lugar) e na indústria (quinto lugar), da Urban Systems”, afirmou o diretor-presidente da autarquia, Carlos Valente.

Todos os serviços e processos passam pela Gerência de Atendimento, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos.

O Implurb trabalha com processos para otimização dos serviços e, em breve, muitos estarão disponíveis na plataforma on-line, sendo emitidos pelos próprios requerentes, usando sistemas autônomos, com banco de dados e inteligência artificial, além de um software de licenciamento urbanístico.

Todos os processos de solicitação de Certidões de Informação Técnica (CIT), alvarás de construção, certidões de Habite-se, desmembramentos, dentre outros serviços do órgão, são atendidos com formalização por meio eletrônico pelo e-mail. As demandas para atendimento junto ao Implurb devem ser enviadas para o e-mail respostaimplurb@outlook.com.

Requerente

Nesse atendimento estão processos, orientações, despachos, envio de documentação, entre outros procedimentos para o requerente ter acesso aos serviços da autarquia.

O requerente deve enviar por e-mail o requerimento padrão, que é encontrado no site do Implurb (implurb.manaus.am.gov.br), com os documentos necessários em formato PDF, em um único documento. No site, existe um tutorial de como enviar a documentação.

No site do Implurb, o requerente deve acessar a aba “Fale Conosco”, onde vai encontrar os números atualizados e em operação, no horário comercial, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos.

A Gerência de Atendimento (Geat) do Implurb tem como canais para agendamento prévio o telefone (92) 3625-2947, das 8h às 11h30. Dois outros números funcionam apenas para WhatsApp: (92) 98842-1031 e (92) 98420-6589. O atendimento presencial na Geat é das 8h às 14h, sem intervalo (exceto feriados e pontos facultativos). A autarquia reforça que esses canais são exclusivos para atendimento a processos e demandas junto ao Implurb.

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Fotos – Arquivo/Semcom