Prefeitura chega a mais de 20 mil processos analisados no licenciamento urbano

19/03/2024 8h51

Com mais 461 processos analisados pela Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), no mês de fevereiro, a cidade passou de 20 mil documentos processados em toda a gestão municipal.

De janeiro de 2021 a fevereiro de 2024, foram analisados 20.266 processos. No primeiro bimestre deste ano, foram mais 917 análises realizadas na Divisão de Aprovação de Projetos (Diap).

Os números do licenciamento e do desempenho de Manaus levaram a cidade a ser uma das dez melhores do Brasil para se fazer negócios no mercado imobiliário/construção civil e na indústria, segundo ranking da Urban Systems, publicado pela revista Exame, edição 2023. Manaus é a 9ª melhor cidade para negócios na construção e a 5ª melhor na indústria.

“Nossa diretriz segue a gestão do prefeito David Almeida de melhorar os índices urbanísticos e de licenciamento para Manaus ser cada vez mais atrativa a novos negócios, empreendimentos e investimentos privados. Manaus teve uma evolução substancial. São mais processos analisados, mais projetos aprovados, o que resulta em mais obras, mais emprego e renda. É toda uma cadeia do construbusiness”, comentou o diretor-presidente do instituto, Carlos Valente.

O diretor-presidente do Implurb destacou os indicadores de produtividade do instituto, além do foco em eficiência e meritocracia, marcas da gestão municipal.

A Diap mantém um canal em funcionamento pelo WhatsApp para sanar dúvidas técnicas, verificar status, pareceres e questões referentes à legislação urbana em vigor. Quem tem processos no setor pode buscar atendimento no número (92) 98855-1630 (apenas WhatsApp).

A equipe da Diap dará o suporte para que o público tenha as respostas de forma mais rápida, de segunda a sexta-feira, no horário de 13h às 16h, no modo virtual (WhatsApp), em dias comerciais (exceto feriados e pontos facultativos). O atendimento presencial no setor é realizado diariamente, das 8h às 11h30. Para agilizar o serviço, o usuário deve ter o número do processo em mãos e enviar sua dúvida ou solicitação.

Texto – Claudia do Valle/Implurb

Fotos – Clóvis Miranda / Semcom