De janeiro a novembro, prefeitura passa de 51 mil atendimentos no licenciamento urbano

12/12/2023 11h10

De janeiro a novembro de 2023, a Prefeitura de Manaus ultrapassou a marca de 51 mil atendimentos no sistema de licenciamento urbano da capital, somando mais 4.187 serviços realizados no mês passado.

São exatos 51.117 atendimentos realizados, com uma média de 4.647 por mês.

Com os números totalizados até novembro, o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) superou todo o ano de 2022, quando foram registrados 51.018 atendimentos.

Em novembro, o Implurb recebeu 2.483 e-mails, formalizou 776 processos e teve 658 telefonemas recebidos na Gerência de Atendimento (Geat), de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos. Em toda a gestão do prefeito David Almeida, foram realizados 146.858 atendimentos no sistema, de janeiro de 2021 a novembro de 2023.

“Temos como meta a melhoria constante dos nossos indicadores, para dar celeridade a processos e projetos de licenciamento urbano, o que passa pelo atendimento aos requerentes. Queremos uma metrópole global e, entre as capitais brasileiras, uma das melhores para se fazer negócios”, afirmou o diretor-presidente da autarquia, engenheiro Carlos Valente.

A autarquia trabalha com processos para otimização dos serviços e, em breve, muitos estarão disponíveis na plataforma on-line, sendo emitidos pelos próprios requerentes, usando sistemas autônomos, com banco de dados e inteligência artificial, além de um software de licenciamento urbanístico.

Todos os processos de solicitação de Certidões de Informação Técnica (CIT), alvarás de construção, certidões de Habite-se, desmembramentos, dentre outros serviços do órgão, são atendidos com formalização por meio eletrônico pelo e-mail. As demandas devem ser enviadas para o respostaimplurb@outlook.com.

Requerente

Nesse atendimento, estão processos, orientações, despachos, envio de documentação, entre outros procedimentos para o requerente ter acesso aos serviços da autarquia.

O requerente deve enviar por e-mail o requerimento padrão, que é encontrado no site do Implurb (implurb.manaus.am.gov.br), com os documentos necessários em formato PDF, em um único documento. No site, existe um tutorial de como enviar a documentação.

No site do Implurb, o requerente deve acessar a aba “Fale Conosco”, onde vai encontrar os números atualizados e em operação, no horário comercial, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos.

A Gerência de Atendimento (Geat) tem como canais para agendamento prévio o telefone (92) 3625-2947, das 8h às 11h30. Dois outros números funcionam apenas para WhatsApp: (92) 98842-1031 e (92) 98420-6589. O atendimento presencial na Geat é das 8h às 14h, sem intervalo (exceto feriados e pontos facultativos).

Texto – Claudia do Valle/Implurb

Fotos – Jair Costa/Semcom