Prefeitura fiscaliza estacionamento irregular no centro de Manaus

24/01/2024 15h20

Ordenar o trânsito da cidade e coibir irregularidades são algumas das funções desenvolvidas pela Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU). Por esse motivo, agentes de trânsito do IMMU realizaram, nesta quarta-feira, 24/1, uma operação de fiscalização do centro comercial de Manaus para coibir estacionamento irregular.

A medida é necessária para garantir o estacionamento especial para idosos e Pessoas com Deficiência (PcDs), melhorar a fluidez dos veículos na área comercial da cidade, assim como fiscalizar a área abrangida pelos serviços da Zona Azul.

Na região do mercado Adolpho Lisboa, os agentes fiscalizaram o estacionamento especial para idosos e PcDs. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê multa de R$ 293,47 para quem estacionar em uma vaga de idoso sem ter 60 anos ou mais (e sem o cartão de estacionamento para idoso). Além disso, essa infração gravíssima gera sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor e o veículo pode ser recolhido.

Outro ponto alvo de fiscalização foi a rua 24 de Maio, também no centro de Manaus, onde os agentes de trânsito verificaram a regularidade dos veículos estacionados na Zona Azul. O valor da multa de Zona Azul é R$ 195,23, acarreta pontos na CNH e o carro pode ser removido da vaga por estacionamento irregular, segundo o CTB.

O vice-presidente de Trânsito do IMMU, Edson Leda, explicou que as fiscalizações são contínuas e ocorrem em todas as zonas da cidade. “Estamos iniciando o ano e continuamos as ações de ordenamento do trânsito. Estamos com a equipe do IMMU para trazermos uma maior organização do trânsito ao verificar o estacionamento irregular, parada em fila dupla, eventual vaga irregular, também aqueles condutores que não pagam o estacionamento rotativo ou que não respeitam o estacionamento especial”, afirmou.

Estacionar em locais proibidos foi o segundo maior motivo de notificações realizadas pelo IMMU em 2023, com quase 36 mil multas aplicadas no ano passado.

Texto – Álisson Castro/IMMU

Fotos – Divulgação/IMMU