Prefeitura de Manaus promove inclusão e valorização cultural nas escolas municipais

26/04/2024 12h45

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu, nesta sexta-feira, 26/4, nas 507 unidades de ensino municipais, o Dia “D” da Autodeclaração Indígena. Essa iniciativa permite que cada indivíduo afirme sua identidade como pertencente a um povo originário, reconhecendo e reivindicando sua herança cultural, linguística e ancestralidade.

A ação tem o objetivo de promover o reconhecimento das identidades indígenas nas escolas municipais, proporcionando um ambiente educacional mais inclusivo e sensível às necessidades dos alunos indígenas. A iniciativa também visa criar espaços para discussões sobre a importância da preservação das culturas dos povos originários, valorização e contribuições para a sociedade.

Misma Gomes compareceu à escola municipal Antísthenes de Oliveira Pinto, no bairro Alfredo Nascimento, zona Norte da cidade, para declarar a filha, a estudante Gelciane Gomes da Silva, 14, do 9º ano. Para ela, essa iniciativa é um momento de orgulho e esperança para a comunidade indígena.

“É muito importante ver as escolas reconhecendo a identidade indígena. Para nós, é uma maneira de honrar nossas origens e nossa história. Minha filha se sente mais confiante, e eu me sinto feliz por ver essa mudança. Que bom que todas as escolas da Semed estão participando dessa ação, isso faz com que nossos filhos cresçam sabendo que suas origens são importantes”, comentou a mãe da aluna.

A gerente da Educação Escolar Indígena (GEEI), da Semed, Eneida Afonso, enfatizou o impacto positivo dessa ação para a comunidade escolar. “A autodeclaração indígena é uma forma de reconhecer e valorizar a identidade dos nossos estudantes indígenas, dando voz e promovendo um ambiente educacional mais inclusivo. Queremos que eles se sintam orgulhosos de sua herança e cultura”, afirmou.

Texto – Jordana Rodrigues/ Semed

Fotos – Eliton Santos/ Semed