Prefeitura leva operação de combate à violência contra a mulher a alunos da rede municipal de ensino

Por Prefeitura de Manaus

05/03/2024 16h23

Icone audio
#paratodosverem – Servidora da Semasc em seminário aplicado para alunos da rede municipal

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou, nesta terça-feira, 8/3, um debate com alunos da rede municipal de ensino como parte das ações de conscientização e combate à violência contra a mulher promovidas pela “Operação Átria”, desenvolvida pelo Ministério de Justiça e Segurança Pública (MJSP) em todo o território nacional com o objetivo de reforçar os trabalhos do poder público voltado para a defesa dos direitos da mulher.

Reunindo mais de 90 adolescentes matriculados na escola municipal São Pedro, no bairro Compensa, na zona Oeste, a programação, alusiva ao “Dia Internacional da Mulher”, apresentou e discutiu uma série de conceitos fundamentais acerca dos direitos da mulher, diferentes formas de violência e como identificá-las, além da divulgação dos principais canais de denúncia disponíveis para o público, como a Central de Atendimento à Mulher, contatável via 180. 

“Trazer informações para os adolescentes da rede pública de ensino é trabalhar para que essas meninas saibam identificar situações de abuso que possam vir a vivenciar ou até que já vivenciam, enquanto também trabalhamos para que esses meninos cresçam e tenham consciência de seu papel na defesa dos direitos da mulher. Muitas mulheres não são capazes de perceber que vivem num ciclo de violência, então o que estamos fazendo hoje tem o potencial de mudar e salvar vidas no futuro”, explicou a psicóloga Doralice Costa, do Departamento de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher da Semasc. 

Josiel Siqueira, diretor da escola, destacou a importância de crianças e adolescentes para a disseminação de informações relevantes para as comunidades em que estão inseridas, elogiando os tópicos discutidos ao longo da manhã. 

“São esses jovens que farão com que essas informações cheguem até seus pais, responsáveis, vizinhos e amigos, que farão com que o que foi aprendido aqui não seja em vão. É essencial que nossa gestão municipal continue a trabalhar de forma integrada para que mais atividades como essa sejam promovidas”, afirmou. 

A estudante Maria Beatriz, 13, participou da discussão e ressaltou a relevância do momento para ela e seus colegas de turma. 

“Se por um lado foi muito legal poder participar do debate, é muito doloroso perceber que muitas mulheres passam por isso diariamente e nem percebem. Isso pode acontecer com qualquer uma, sejam nossas amigas, professoras ou até familiares, então é muito importante estarmos aqui hoje”, concluiu. 

Já o aluno Luan Vitor, 13, destacou a importância da participação masculina na discussão, relembrando também a importância da masculinidade saudável para um melhor convívio social coletivo. 

“Nós, meninos, podemos e devemos aprender muitas coisas com as mulheres. É preciso ter respeito e atenção para que não ponhamos em prática certos comportamentos que possam prejudicar nossas amigas”, destacou. 

Políticas Afirmativas para Mulheres na Semasc 

Na Semasc, a Subsecretaria Municipal de Políticas Afirmativas para as Mulheres e de Direitos Humanos é responsável por formular e executar políticas e ações afirmativas voltadas para a prevenção, combate e enfrentamento à violência contra as mulheres, por meio da assistência social e jurídica, assim como o acompanhamento psicológico à mulher em situação de violência doméstica e familiar. 

– – – 

Texto: Guilherme Pacheco / Semasc

Fotos: Diego Lima / Semasc