Prefeitura realiza operação ‘Calçada Livre’ na avenida Tefé para garantir mobilidade dos pedestres

06/03/2024 13h36

Em uma iniciativa para assegurar o livre trânsito de pedestres, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou, nesta quarta-feira, 6/3, a operação “Calçada Livre”, na avenida Tefé, zona Sul da cidade. Essa ação visa, principalmente, a remoção de obstáculos que prejudicam a circulação segura e confortável das pessoas nas calçadas.

O diretor de Operações de Trânsito do IMMU, Stanley Ventilari, destacou a importância da ação. “Nosso objetivo é assegurar que as calçadas, que são um direito dos pedestres, permaneçam livres de qualquer impedimento. É essencial que a mobilidade urbana contemple todos os cidadãos, especialmente aquele que se desloca a pé”. Durante a operação, equipes do IMMU recolheram diversos itens que obstruem as calçadas, incluindo pneus e placas de publicidade, que frequentemente causam transtornos e riscos aos transeuntes.

Além da remoção de objetos, a ação também envolveu a fiscalização de veículos mal estacionados. “Identificamos e multamos dez veículos que estavam estacionados sobre as calçadas, uma prática que, além de ilegal, coloca em risco a segurança dos pedestres”, explicou Ventilari. Essas autuações fazem parte do esforço contínuo do IMMU em promover um trânsito mais seguro e organizado na cidade de Manaus.

A operação “Calçada Livre” reflete o compromisso da prefeitura com a melhoria da mobilidade urbana e o respeito ao espaço público. Ações como essa são fundamentais para garantir que as vias da cidade sejam compartilhadas de maneira segura para todos. A operação na avenida Tefé é apenas uma das muitas que estão sendo realizadas para assegurar a circulação e fluidez dos pedestres na cidade.

Texto – Marcelo Lima / IMMU

Fotos – Divulgação / IMMU