Unidades

Controle ISTs/AIDS e Hepatites Virais

Área responsável: Núcleo de Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs/Aids) e Hepatites Virais

Objetivos

Área responsável pela implementação das recomendações e diretrizes do Ministério da Saúde para o controle das IST/AIDS e Hepatites Virais, assim como qualificação dos profissionais para desenvolverem as ações de prevenção, diagnóstico, controle e vigilância no município de Manaus, e também apoio as organizações da sociedade civil nas ações de prevenção.

Doenças e tratamento

O que são ISTs?

A terminologia Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) passa a ser adotada em substituição à expressão Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), porque destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem sinais e sintomas.

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos.

As ISTs se mantêm como importante problema de saúde pública mundial, pois além de possuírem relação com a mortalidade materna e infantil, tornam homens e mulheres mais vulneráveis à ocorrência de outras doenças, inclusive a AIDS. No Brasil, as estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) de infecções de transmissão sexual na população sexualmente ativa, a cada ano, são: sífilis (937.000); gonorreia (1.541.800); clamídia (1.967.200); herpes genital (640.900) e HPV (685.400).

Formas de Transmissão

As infecções são transmitidas de pessoa pra pessoa principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação e uso de perfurocortantes contaminados (agulhas, alicates de unha, lâminas de barbear, etc.)

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é feito através de exames laboratoriais, acompanhado de avaliação clínica. A rede pública municipal está capacitada para oferecer o serviço laboratorial, bem como o teste rápido como forma de diagnostico precoce que é oferecido nas unidades básicas de saúde com oferta de livre demanda.

Tratamento

As infecções sexualmente transmissíveis, dependendo do agravo podem ser tratadas ou controladas. O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS e podem ser realizados conforme o agravo, mediante intervenção clínica ou especializada.

Prevenção

A prevenção combinada abrange o uso da camisinha masculina ou feminina, ações de prevenção, diagnóstico e tratamento das IST, testagem para HIV, sífilis e hepatites virais B e C, profilaxia pré e pós-exposição ao HIV, imunização para HPV e hepatite B, prevenção da transmissão vertical de HIV, sífilis e hepatite B, tratamento antirretroviral para todas as PVHA, redução de danos, entre outros.

Serviços

A rede pública municipal (UBS, UBSF, policlínicas e laboratórios) é capacitada para oferecer o serviço laboratorial, bem como o teste rápido como forma de diagnóstico precoce que é oferecido nas unidades básicas de saúde com oferta de livre demanda e ainda prestar serviço de educação em saúde e prevenção de agravos.

Acesse as unidades que realizam o teste rápido

Materiais informativos

Links úteis