Prefeitura de Manaus presta homenagem aos profissionais da educação aposentados

06/07/2023 15h51

Profissionais da educação aposentados, no período de 2021 a 2023, da Prefeitura de Manaus, foram homenageados com um certificado de Honra ao Mérito, pelos relevantes serviços prestados à Secretaria Municipal de Educação (Semed). A programação foi realizada no auditório Luiz Geraldo Pontes Teixeira da secretaria, com a presença de profissionais de diversos setores da pasta.

De acordo com a secretária da Semed, Dulce Almeida, todos precisam ser valorizados pelo trabalho realizado ao longo dos anos na educação, pois o servidor se aposenta, o legado do seu trabalho fica, mas também a lição de vida por todos os educadores ao longo dos anos.

“Aqui, eu falo para vocês, a professora Dulce Almeida, que hoje está como secretária, mas tem a mesma história de luta e conquista dentro na educação da Semed. A gente pensou nesse momento singelo, simples, mas de muito respeito e carinho. Não sei como era tratado isso antes. Mas penso que nenhum professor, nenhum servidor e administrativo, seja de qual departamento for, pode deixar de ser valorizado. Quando mantivemos contato, muitos disseram: ‘eu saí daí e ninguém deu a mínima e não falaram nada comigo’. Estou na secretaria há um ano e uma das minhas maiores preocupações é dar ao servidor da educação, não importa quem seja, mais dignidade e respeito a cada um pelos anos de serviço”, contou a secretária.

Emoção

Aposentado desde o início do ano, o professor Antônio Ricardo Peixoto Lima, 75, com 45 anos de serviços prestados, ficou feliz por ter sido lembrado pelo tempo de muito trabalho dedicado ao serviço público, na melhoria da qualidade da educação como um todo.

“As homenagens devem ser prestadas quando as pessoas ainda estão com vida, porque faz um sentido maior. Eu estou lisonjeado de ter recebido o convite para ser homenageado. Creio que os professores presentes se sentiram como estou agora, porque eles também prestaram serviços enormes à secretaria. A Semed, hoje, atingiu um nível muito elevado, graças a esses profissionais também que trabalharam não só nas escolas, mas na própria sede e deram tudo pelo crescimento da educação”, agradeceu Antônio Ricardo.

Já a servidora Maria Marta da Silva e Silva, 69 anos, que trabalhou como auxiliar de enfermagem, ficou surpresa com a homenagem. Para ela, aposentada em 2021, após 30 anos de muito trabalho, foi um momento muito especial e também para rever alguns amigos.

“Nossa, esse momento de homenagem, particularmente, para mim, que sou aposentada pela Semed, é muito importante. Tive muitos anos de trabalho, de alegria e muitos anos de satisfação nessa secretaria. Eu vim do seringal e a Semed me acolheu. Trabalhei muito tempo, onde comecei de baixo e saí como técnica de enfermagem. Me sinto muito feliz de rever minhas amigas, as pessoas que sempre me trataram com amor, respeito e carinho”, disse.

—–

Texto – Paulo Rogério/ Semed