Prefeitura de Manaus implanta programa de ginástica laboral na Semad

22/06/2023 15h30

Como parte da política de valorização dos servidores públicos municipais, a Prefeitura de Manaus deu início à implantação de um programa de ginástica laboral na Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), que deve ser estendido a todos os órgãos da gestão. As atividades são realizadas duas vezes por semana, com duração de 10 a 15 minutos, por meio de exercícios de curta duração, que utilizam técnicas de respiração, alongamento e correção de postura.

Segundo o titular da Semad, Ebenezer Bezerra, ações que assegurem melhorias nas condições de trabalho dos servidores estão previstas no plano de governo do prefeito David Almeida. “Dentro das perspectivas de governança, o prefeito entende que a melhoria da produtividade da gestão pública passa pela saúde dos servidores. A prevenção às lesões por esforço repetitivo e doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho é fundamental para termos uma redução nos índices de adoecimento e incapacidade laborativa dos nossos servidores”, explica o secretário.

O programa de ginástica laboral na Semad é coordenado pela Divisão do Serviço Social, vinculada ao Departamento de Sistemas de Gestão de Pessoas (DSGP), e é executado por um profissional de Educação Física.

Benefícios

A ginástica laboral é realizada no trabalho, com o objetivo de melhorar a saúde e a qualidade de vida dos colaboradores. Entre os benefícios estão a melhora do sistema cardíaco, respiratório e musculoesquelético; redução da sensação de fadiga e esgotamento ao fim do dia; o combate doenças ocupacionais, como LER/DORT, estresse, depressão e ansiedade; aumento da atenção e concentração; melhora da consciência corporal, do condicionamento físico, flexibilidade, coordenação e resistência; além de descontrair e melhorar a disposição.

Texto – Sandra Monteiro / Semad

Foto – Thelson Souza / Semad