Prefeitura de Manaus recupera rede de drenagem no bairro Japiim

05/06/2023 15h08

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), inicia mais uma obra no bairro Japiim 2, no conjunto 31 de março, zona Sul da cidade. Nesta segunda-feira, 5/6, as equipes trabalham na recuperação de rede drenagem profunda com aproximadamente 40 metros de extensão, na rua Heitor Peres, uma vez que a galeria subterrânea foi danificada pelo desgaste do tempo e estava causando muito transtorno aos moradores.

Uma equipe com 12 servidores atua na área com o auxílio de uma retroescavadeira para substituir os tubos danificados por manilhas em concreto e realizar o escoamento adequado das águas das chuvas.

De acordo com o subsecretário de Serviços Básicos da Seminf, Efrain Aragão, a obra emergencial se deu para não comprometer a estrutura das residências da área.

“A determinação do prefeito David Almeida e do secretário de Obras Renato Junior, em caso de rompimentos de galerias subterrâneas, é a intervenção imediata com a sua substituição dos tubos antigos e danificados por manilhas em concreto, novas e modernas, que têm a capacidade de gerir mais águas, proporcionando a vazão necessária ao fluxo”, explica Efrain.

Outra frente de obras atua na recuperação asfáltica da rua Almeron Caminho, no bairro Petrópolis. A via, que estava comprometida por conta da quantidade de buracos, terá a trafegabilidade de volta.

As equipes do distrito, além das drenagens, realizam obras de pavimentação asfáltica, recuperação de meio-fio e sarjetas, entre outros serviços básicos, necessários para melhorar a infraestrutura da comunidade. A Prefeitura de Manaus conta com a ajuda dos moradores na identificação de áreas afetadas, para que as obras emergenciais sejam realizadas de forma célere.

Texto – Valesca Martins / Seminf

Foto – Márcio Melo / Seminf