Prefeitura de Manaus atua em implantação de rede de drenagem profunda no bairro Novo Aleixo

19/06/2023 15h44

Moradores da rua José Romão, bairro Novo Aleixo, zona Norte da capital, acionaram, nesta segunda-feira, 19/6, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), após uma erosão que se formou na lateral da via, com o rompimento da rede de drenagem profunda.

As tubulações com mais de 30 anos sem manutenção e com grande quantidade de lixo acumulado romperam, provocando a abertura de uma cratera na via. De forma emergencial, para evitar o aumento da erosão, as equipes da Seminf atuam na substituição de 10 tubulações da rede de drenagem, que estavam rompidas, como explica o subsecretário de Serviços Básicos da Seminf, Efrain Aragão.

“Chegamos aqui e imediatamente identificamos as tubulações rompidas. Realizamos os serviços de limpeza da área, retirando todo o lixo acumulado, além das tubulações antigas que estavam totalmente obstruídas em toda a extensão da rede. Uma nova linha de drenagem, em concreto, mais moderna e duradoura está sendo implantada aqui, como determinam o prefeito David Almeida e o secretário de Obras, Renato Junior”, afirmou Aragão.

O Distrito de Obras da área atua com uma equipe composta por 10 trabalhadores, realizando os serviços de correção da drenagem, para evitar o acúmulo de água. Após a colocação da tubulação, serão executados os serviços de aterro no trecho danificado.

Para a dona de casa Amanda Ferreira, 39 anos, a obra veio para sanar de vez o perigo causado aos moradores, devido ao buraco que se formou na via.

“Eu fiquei muito feliz quando o pessoal da prefeitura chegou para fazer essa tubulação, porque o buraco estava enorme e era um perigo passar por aqui. O medo era que atingisse as nossas casas, espero de coração que isso resolva o nosso problema definitivamente, e eu agradeço muito ao nosso prefeito”, afirmou a moradora.

Assim que finalizada a obra de implantação da nova tubulação na rede de drenagem, as equipes da prefeitura atuarão nos serviços de drenagem superficial, com a implantação de 30 metros de meio-fio, calçada e sarjeta.

Texto – Mariana Rocha / Seminf

Fotos – Márcio Melo / Seminf