Prefeitura premia Grêmios Estudantis da rede municipal em concurso de vídeos

Por Prefeitura de Manaus

27/11/2023 18h58

Icone audio
#paratodosverem – Secretária Dulce Almeida entrega prêmio para gestores

Para evidenciar a importância dos Grêmios Estudantis, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta segunda-feira, 27/11, a premiação do concurso de vídeo com tema “Mobilização – Dia D para constituição dos Grêmios Estudantis”. A solenidade aconteceu no auditório da rede municipal de educação, na avenida Maceió, zona Centro-Sul da capital e contou com a participação de alunos, professores e assessores pedagógicos das Divisões Distritais Zonas (DDZs).  

O evento, realizado pela Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage) e a coordenação do Grêmio Estudantil, é de caráter recreativo-cultural e espontâneo, que visa estimular a produção artística dos estudantes da rede, desenvolvendo aspectos relacionados à criatividade e ao protagonismo infanto-juvenil.

A titular da Semed, Dulce Almeida, destacou que o Grêmio Estudantil é responsável por despertar nas crianças e adolescentes o dom da política.

“Nós estamos vendo aqui, nascer uma geração de estudantes decidida, imponente, que sabe o que quer e luta pelos seus objetivos. É daqui que vai sair um futuro político na nossa cidade. Por isso a rede municipal apoia e incentiva a criação dos Grêmios Estudantis”, declarou Dulce. 

Contando com a participação de 47 Grêmios Estudantis, o concurso foi lançado em fevereiro deste ano como uma forma de incentivar a participação dos alunos do 5º e 9º ano no projeto e nos simulados do programa “Educa+Manaus”.

Foram premiados com troféus o melhor vídeo, aluno e professor destaques. As escolas que constituem o Grêmio, receberam certificados de Menção Honrosa.   

Grêmios Estudantis

O Grêmio é uma organização sem fins lucrativos com fins cívicos, culturais, educacionais, desportivos e sociais. Atualmente, a rede municipal de educação conta com 322 Grêmios, que é órgão máximo de representação dos estudantes nas escolas e tem o objetivo de defender os direitos e interesses dos estudantes que exercitam a aprendizagem ética e cidadania.

“Tivemos um crescimento muito grande de Grêmio. No início da gestão do prefeito David Almeida, tínhamos apenas 28 Grêmios e hoje temos 322 e isso inclui Ensino Fundamental 1 e 2, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Indígena. Então isso é uma conquista imensurável para a nossa secretaria, pois através dos Grêmios obtemos resultados muito importantes para o desenvolvimento integral dos nossos alunos”, comentou o chefe da Dage, Luiz Oliveira. 

O Grêmio é constituído por Presidente e diretores financeiro, social e promoção à saúde; comunicação e tecnologia; cultura e arte; esporte e lazer; cidadania e política e meio ambiente.

“O Grêmio na minha escola, assim como em várias outras teve um grande avanço, realizamos o show de talentos, um projeto Ciências. Alguns alunos foram medalhas de ouro na Olímpiadas de Ciências e também participaram na de Astronomia, com isso conseguimos um grande avanço na educação e tecnologia. Com todas essas conquistas, muitos alunos tiveram vontade de participar do Grêmio e com isso vamos fazer o melhor para a nossa escola”, disse o presidente do Grêmio da Escola Municipal Antônia Pereira da Silva, Ruan Kitsinger, 13, 8º ano. 

— — —

Texto – Érica Marinho / Semed

Fotos – Matheus Perdiz / Semed

Disponíveis emhttps://flic.kr/s/aHBqjB4NNh