Alunos municipais recebem medalha de ouro e certificados pela participação na Olimpíada Nacional de Ciências

09/11/2023 14h36

Alunos do 9º ano do ensino fundamental, da escola municipal Antônia Pereira da Silva, da Prefeitura de Manaus, bairro Santa Etelvina, zona Norte, foram premiados com medalhas de ouro e certificados de Honra ao Mérito pela participação na 2ª edição da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). O resultado foi divulgado, na segunda quinzena de outubro, e premiou os estudantes Rayssa Juliana Brito da Silva, 15, Karolina Luiza de Oliveira Romão, 15, e Anderson Coelho da Mota, 14.

A ONC integra o programa Ciência na Escola e é uma realização de cinco sociedades científicas: a Sociedade Brasileira de Física (SBF), a Associação Brasileira de Química (ABQ), o Instituto Butantan, a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O evento é resultado de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), às sociedades e se destina a estudantes do ensino médio e do 6º ao 9º ano, do ensino fundamental.

No total, a escola contou com a participação de nove alunos, na primeira etapa, com a realização de provas objetivas, com 20 questões, contendo ciências, biologia, física, química e astronomia. Já na segunda etapa é decisiva, dos quatro alunos participantes, os três premiados tiveram prova dissertativa com dez questões, envolvendo as mesmas disciplinas na fase anterior.

A diretora da escola, Cristiane Marques Rodrigues, ficou feliz com o esforço de todos os envolvidos. “Mais do que medalhas, certificados, a gente também percebe que os nossos alunos adquiriram um conhecimento que é levado para toda a vida. Creio que, nas outras escolas, eles também vão se destacar. Aproveito para agradecer a equipe, porque esse trabalho é em conjunto, não só os professores, coordenadores, mas de toda equipe da escola”, citou.

Uma das educadoras responsáveis pela preparação dos alunos, a professora de ciências, Luciane Cabral, destacou os resultados como fruto de muito trabalho, dedicação e esforço, de forma uniforme, para conseguir esse destaque nacional.

“É o resultado do esforço dos alunos terem se dedicado, mas também da grade curricular pedagógica, que a gente pode aplicar na sala de aula. Além disso, preparamos material de apoio com videoaula, PDF, simulados, de acordo com as provas anteriores. Esse trabalho vem sendo realizado desde o ano passado. A gente vem trabalhando com esses alunos, que mostram interesse e se destacam também pela nota e com uma determinada disciplina. A gente identificava os alunos, fazia os convites e reforçava os estudos com eles”, explicou.

A aluna do 9º ano, Karolina Luiza de Oliveira, 15, é bicampeã das Olimpíadas, pois conquistou a segunda medalha de ouro e o certificado. Para ela, é um momento muito especial, pois é um reconhecimento de todo seu esforço, junto com os professores que também fazem parte dessa conquista.

“Foi uma grande honra, quando descobri que ganhei, pois, ano passado, também tinha conseguido. Fiquei muito emocionada e feliz pela medalha de ouro. Posso falar que, com esforço, estudando bastante e fé, se consegue. Foram muitos estudos de dia, de noite com os professores e ter essa recompensa, no final, é muito bom”, completou.

Texto – Paulo Rogério/ Semed

Fotos – Eliton Santos/ Semed