Prefeitura inicia levantamento de dados e mapas para abastecer IBGE sobre novos aglomerados subnormais

29/11/2023 11h07

A Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), está integrando nova ação junto à superintendência do Amazonas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para uma nova rodada de consolidação de dados sobre aglomerados subnormais existentes na capital.

Após a conclusão de levantamento sobre os aglomerados para o Censo Demográfico de 2022, feita em setembro deste ano, o IBGE identificou mais dez polígonos mapeados, entre o período de início do Censo (agosto de 2022) e a consolidação dos dados nacionais.

“Será uma segunda etapa, um refinamento após a consolidação dos dados do Censo 2022, que iniciou o levantamento em agosto do ano passado. Nesse lapso temporal, relativamente curto, observamos o surgimento de novas comunidades, novos agrupamentos e estamos novamente no Implurb para verificar como está a situação fundiária dessas regiões”, explicou o coordenador de base territorial da superintendência do Amazonas, Jessé Nogueira Miranda.

A partir do diagnóstico feito com os dados e base do Implurb, o IBGE pretende ir a campo fazer a caracterização urbanística dos aglomerados confirmados.

Para o diretor de Planejamento do instituto, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro, o levantamento de dados vai permitir ter o mapa desses dez novos pontos e saber se existe alguma ação de regularização fundiária nos territórios.

“A partir do momento que existe uma regularização fundiária, acaba deixando de ser pacificado como aglomerado subnormal. Será mais um trabalho, uma segunda etapa da ação importantíssima, de mapeamento. Sabemos que Manaus não é uma cidade que foi crescendo de forma planejada e possui muitas ocupações irregulares, em diversas épocas da nossa história. E é importante reconhecer que existem essas áreas até para poder atuar com políticas públicas, urbanas e direcionadas”, comentou.

Técnicos da autarquia, com apoio de arquitetos urbanistas da Diretoria de Planejamento Urbano (DPLA) e das Gerências de Mobilidade Urbana (GMU) e de Informação de Geoprocessamento (GIG), vão produzir o conteúdo eletrônico e de confirmação de tabelas e mapas dos aglomerados, para validar informações do IBGE, dentro da parceria institucional.

Além de atender ao importante chamado para consolidar dados e informações para o Censo 2022, o conteúdo vai servir para gerar atualização das camadas e mapas sobre comunidades para fundamentar políticas urbanas e sociais municipais.

Classificação

Para o IBGE, os aglomerados subnormais representam um conjunto constituído de, no mínimo, 51 unidades habitacionais ocupando ou tendo ocupado, até período recente, terreno de propriedade alheia (pública ou particular) dispostas, em geral, de forma desordenada e densa, e apresentando carência em serviços básicos.

Conforme dados do Censo divulgados este ano, foram identificados, na capital, 243 aglomerados, sendo 218 setorizados, conforme dados do IBGE. De acordo com dados oficiais do Censo 2022, Manaus tem uma população de 2.063.547, uma alta de 14,50%, comparando com o último recenseamento de 2010.

Autarquia

O Implurb faz levantamentos do sistema viário, topografia, curvas de nível, construções e tipologias, áreas consolidadas e mobiliários urbanos públicos, reunindo imagens, vetorização para mapas e fotogrametria, além de mosaicos de ortofoto, que possui uma alta resolução espacial (GSD), permitindo análises minuciosas de ordem centimétrica.

Texto – Claudia do Valle/Implurb

Fotos – Divulgação/Implurb