Prefeitura e MP-AM alinham cooperação para ampliar preservação e valorização do centro histórico

27/09/2023 22h04

A cooperação institucional para preservação e valorização do centro histórico foi pauta entre a Prefeitura de Manaus e o Ministério Público do Amazonas (MP-AM), durante reunião nesta quarta-feira, 27/9, na sede da entidade, com representantes do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

O encontro reuniu membros do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Especializadas na Defesa do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e da Ordem Urbanística (CAO-MAPH-URB) e da Procuradoria Jurídica e Gerência de Patrimônio Histórico (GPH), do instituto.

Para a procuradora do MP-AM, Maria José da Silva Nazaré, o patrimônio histórico da capital é função indispensável no ordenamento e cuidados com a cidade e sua gestão.

“É função do Ministério Público cuidar para que o patrimônio histórico seja preservado, pois este é essencial para a formação da identidade cultural de um povo”.

Participaram do encontro ainda o chefe da Procuradoria Jurídica do Implurb, Saulo Frota, a procuradora autárquica, Liliane Figueiredo, e a gerente de Patrimônio, arquiteta e urbanista Melissa Toledo.

“Buscamos fortalecer o relacionamento entre as entidades e traçar estratégias para prevenir e combater as irregularidades praticadas contra o patrimônio histórico municipal e à sociedade”, comentou Frota.

Para Melissa, a partir do alinhamento institucional é possível traçar planejamento para prevenção e combate às irregularidades, ações que já fazem parte da rotina do Implurb, além de conscientizar a sociedade sobre os danos e efeitos de interferências ilegais ao patrimônio edificado.

“E entre as ações estão estratégias de educação patrimonial, por exemplo, como as já iniciadas com o ‘Vivendo o Nosso Centro’, dentro do programa da Prefeitura, o ‘Nosso Centro’. A procuradora ainda fez outras sugestões, para inclusão de públicos como da rede escolar, mas sempre com o foco relacionado ao patrimônio cultural, arquitetônico e artístico da cidade”, comentou Melissa.

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Foto – Divulgação / MP-AM