Prefeitura de Manaus entra em fase final de obras na avenida Atlântica

30/01/2023 14h13

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), entra na fase final das obras na avenida Atlântica, bairro Raiz, zona Sul, nesta segunda-feira, 30/1. As equipes realizam os arremates, com a implantação de calçada, meio-fio e sarjeta na área. O trecho cedeu em dezembro de 2022, em decorrência das fortes chuvas, ocasionando erosão e afundamento parcial da via. Na época, residências e veículos foram comprometidos.

As equipes da Seminf recuperam 120 metros de meio-fio, 100 metros de sarjeta e 300 metros da calçada, sendo 250 metros do lado esquerdo e 50 metros do lado direito.

O secretário de Obras, Renato Junior, vistoria os trabalhos e enfatiza os serviços que já foram executados na avenida. “A situação da avenida Atlântica, sem sombra de dúvidas, impactou a todos. Nós tivemos de dar início às obras em caráter emergencial. Realizamos a substituição de 30 metros de drenagem profunda para sanar de vez o problema”, ressaltou.

A tubulação implantada no local estava desgastada e sem receber manutenção. As obras seguiram de forma célere, para evitar transtornos aos moradores. “A previsão era de liberar a via em 10 dias, mas em seis dias, o tráfego já estava sendo normalizado. Recapeamos toda a rua e, agora, estamos finalizando com os serviços de drenagem superficial, conforme determinou o prefeito David Almeida”, explicou Renato.

O lanterneiro Sérgio Miranda, de 34 anos, atesta a qualidade do serviço na avenida Atlântica. “Sem palavras para o que já foi e o que está sendo feito aqui. O serviço está 100%. Eu estava aqui no dia que aconteceu a tragédia, foi um momento de terror. A gente se confortou quando viu o secretário Renato com a equipe técnica, chegando de forma imediata para resolver. Agora está tudo excelente, a drenagem, o asfalto e para fechar com chave de ouro, as nossas calçadas”, relatou.

As equipes trabalham de forma emergencial no trecho, recuperando 30 metros de extensão da rede de drenagem. O antigo tubo Armco foi substituído por 24 novas aduelas, em concreto armado, e em seis dias a via foi liberada para o tráfego de veículos.

Na sequência, as equipes iniciaram os serviços de recapeamento asfáltico, aplicando uma média de 600 toneladas em todo o trecho e finalizam a obra recuperando 520 metros de drenagem superficial.

Texto – Rayana Coutinho / Seminf

Fotos – Divulgação / Seminf