Prefeitura de Manaus realiza manutenção da arborização em trecho da avenida Djalma Batista

18/03/2024 15h43

#paratodosverem – equipe da Semmasclima trabalha na manutenção de árvores no canteiro central da avenida Djalma Batista

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudanças do Clima (Semmasclima), iniciou, no último domingo, 17/3, mais uma ação de manutenção da arborização na cidade. Desta vez, a equipe do departamento de Arborização e Sustentabilidade da Semmasclima (DEARS) atuou no trecho da avenida Djalma Batista compreendido entre a avenida Álvaro Maia e o Parque Ponte dos Bilhares, zona Centro-Sul da cidade.

O objetivo do trabalho é realizar a manutenção dos ipês que já se encontram plantados no canteiro central da avenida, com podas, adubação e fixação de tutores. Também foi dado início ao plantio de cem novas mudas de ipê, em locais onde houve perda ou não desenvolvimento da espécie plantada anteriormente na via.

Segundo o titular da Semmasclima, Antonio Stroski,  todas essas ações integram um projeto global da gestão. “O órgão ambiental da prefeitura segue a determinação do prefeito David Almeida de tornar Manaus uma das cidades mais arborizadas do país, além de todas as outras missões da pauta ambiental da cidade”, destacou o secretário.

O diretor de Arborização e Sustentabilidade da Semmasclima, Deyvson Braga, explicou como acontece a manutenção. “As ações de manejo da arborização pública de Manaus são contínuas, realizadas ao longo de todo o ano e intensificadas no período chuvoso, no qual os plantios têm maior chance de sucesso”, relatou.

Manejo da arborização pública

A Semmasclima é o órgão da prefeitura responsável pela arborização da capital amazonense. Ao longo de todo o ano, são realizados os serviços de produção, plantio e doação de mudas e a manutenção da arborização pública, com podas, adubação e fixação de tutores, que é como são chamados os acessórios utilizados para auxiliar no equilíbrio e crescimento de mudas.

Só no mês de janeiro de 2024, por exemplo, foram realizadas oito ações de plantio e manutenção da arborização, com 320 mudas plantadas em áreas de recuperação, canteiros centrais e passeios públicos. A produção de mudas naquele mês foi de 6.880 unidades.

Já a distribuição gratuita e itinerante de mudas chegou ao número de 4.171, entre plantas frutíferas, ornamentais, medicinais e arbóreas, em ações semanais realizadas em bairros e zonas distintas da cidade. Em janeiro, os bairros contemplados foram Nova Esperança, Tancredo Neves, Parque Dez de Novembro e Monte das Oliveiras – nas zonas Centro-Oeste, Leste, Centro-Sul e Norte, respectivamente.

Texto – Taianna Castro / Semmasclima

Fotos – João Vianna / Semcom