Prefeitura de Manaus dá início ao plantio de 100 mudas em trecho da avenida Mário Ypiranga Monteiro 

Por Prefeitura de Manaus

17/01/2024 15h42

Icone audio
#paratodosverem – Prefeitura realiza ação de plantio na avenida Mario Ypiranga

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudanças Climáticas (Semmasclima),  deu início, nesta quarta-feira, 17/1, ao plantio de 100 mudas em trecho próximo à rotatória do Eldorado, na avenida Mário Ypiranga Monteiro, zona Centro-Sul. O objetivo é arborizar o local, dando mais conforto térmico à população, além dos demais serviços ambientais proporcionados pelas árvores. 

No início das atividades, foi encontrada uma espessa camada asfáltica, cuja retirada contou com o apoio da Águas de Manaus, com uso de equipamento especial no procedimento. Hoje, algumas covas já foram feitas para o plantio de ipês-amarelos e resedás. 

Para o secretário da Semmasclima, Antonio Stroski, o ano de 2024 já começou com muito trabalho e resultados. 

“A arborização oferece inúmeros benefícios à população, estando inserida pela gestão do prefeito David Almeida na solução de questões climáticas. Estamos levando o verde para onde há a necessidade, para termos um ambiente com mais qualidade de vida”, enfatizou Stroski. 

O diretor de Arborização da Semmasclima, Deyvson Braga, explica que existe um planejamento de execução anual sobre o plantio, com estudo das áreas mais necessitadas e apropriadas para o recebimento de novas árvores. 

“Em 2023, tivemos baixíssimos índices pluviométricos, o que impactou bastante nas ações de plantio. Com o início do período chuvoso, intensificamos os plantios em Manaus. Temos avaliações regulares sobre as áreas que precisam de árvores e que possuem condições apropriadas, como área permeável disponível e ausência de dispositivos como rede elétrica e rede de gás”, explica Deyvson. 

Os benefícios das áreas arborizadas vão desde sombreamento, melhora do microclima e paisagem, sendo estes percebidos a longo prazo, em cerca de 3 anos após o plantio das mudas. 

— — — 

Texto – Taianna Castro / Semmasclima 

Fotos – Clovis Miranda / Semcom 

Disponíveis emhttps://flic.kr/s/aHBqjBaM6R