Prefeitura de Manaus implanta horta urbana em escola pública da zona Norte da cidade

16/02/2024 17h33

#paratodosverem – alunos do Cime Lúcia Almeida fazem o plantio de hortaliças

A Prefeitura de Manaus realizou, nesta sexta-feira, 16/2, o plantio de vegetais, hortaliças e frutas no Centro Integrado Municipal de Educação (Cime) Lúcia Melo Ferreira Almeida, localizado no bairro Novo Aleixo, zona Norte da cidade. Na ocasião, os alunos da educação infantil de tempo integral puderam plantar as mudas e conhecer mais sobre cada espécie.

A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudanças Climáticas (Semmasclima), em parceria com professores e alunos do curso de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e faz parte do projeto-piloto da gestão pública municipal de restauração ecológica, por meio de hortas urbanas e periurbanas.

Com o projeto, Manaus foi escolhida, entre 250 cidades do mundo, pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), da Organização das Nações Unidas (ONU), para ser uma das sete cidades a participar do projeto ‘Generation Restoration’ (Geração Restauração), cujo objetivo é a restauração de ecossistemas.

A criação da horta urbana no Cime Lúcia Melo Ferreira Almeida teve início no final do segundo semestre de 2023, quando a Semmasclima buscou apoio junto à Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Professores e alunos do curso de Ciências Agrárias da instituição, acompanhados de técnicos das diretorias de Arborização e de Áreas Protegidas da Semmasclima realizaram visitas em três locais, para definirem onde seria iniciado o projeto.

“A receptividade e o interesse de todo o coletivo da escola foram enormes. Nós, juntos com a Semmasclima, fizemos o planejamento de implantação desta horta, com a produção de mudas, preparo do solo e, por último, o plantio realizado hoje”, contou o professor do curso de Ciências Agrárias da Ufam, Marco Antônio de Freitas Mendonça.

As espécies plantadas na primeira etapa foram: alface, couve, tomate, rúcula, feijão-de-metro, quiabo e maxixe.

“Nós trouxemos alunos da universidade, para o acompanhamento técnico e formação. Então, equipes do Cime serão, a partir de agora, instruídas para que possam conduzir a horta e que ela sirva futuramente tanto para a alimentação das crianças quanto para a divulgação de processos de hortas urbanas e periurbanas”, destacou o professor.

Uma das crianças que participou do plantio da horta foi Heitor Vale, de seis anos de idade. Aluno do Cime desde 2022, ele e a sua turma do primeiro ano ficaram responsáveis pelo plantio de couve. Perguntado sobre o que aconteceria no futuro próximo, quando a folha de couve crescesse, o aluno não teve dúvidas: “eu vou comer para ficar saudável”, afirmou o pequeno Heitor.

O professor de Matemática e diretor do Cime Lúcia Almeida, Elbert Almeida, disse que com o projeto de hortas urbanas é possível trabalhar tanto a educação ambiental quanto a alimentação saudável e valorização da vida, desde os primeiros anos de ensino.

“Estamos muito honrados com a responsabilidade de mostrar a relevância deste projeto, porque para a nossa cidade se manter arborizada, precisamos trabalhar a conscientização ambiental desde cedo, por isso estamos com as crianças envolvidas na criação e cuidado da horta”, destacou o diretor.

A unidade pública municipal de ensino atende 700 alunos da Educação Infantil em tempo integral.

A chefe da divisão de Áreas Protegidas da Semmasclima, Socorro Monteiro, explicou o que a implantação da horta urbana irá proporcionar. “Com a horta, é possível aliar conservação, educação ambiental, segurança alimentar e enriquecer a nutrição daqueles que vão consumir os alimentos provenientes da horta”, finalizou.

Texto – Taianna Castro / Semmasclima

Fotos – Divulgação / Semmasclima