Santuário da Nossa Senhora da Amazônia tem projeto apresentado à prefeitura para futura obra

21/06/2023 9h08

Com uma área de construção de mais de 2.000 metros quadrados, o futuro Santuário Nossa Senhora da Amazônia tem um projeto arquitetônico belo e inspirado na região, sendo uma ode aos povos e elementos amazônicos no bairro Tarumã, zona Oeste da capital. A diretoria administrativa da Igreja Nossa Senhora da Amazônia esteve reunida com representantes da Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), para conhecer detalhes do licenciamento urbano, buscando dar entrada no projeto junto à autarquia.

A previsão é que as obras iniciem tão logo as licenças de aprovação sejam liberadas pelos órgãos competentes. “Estamos buscando orientações e instruções para o melhor licenciamento da obra, além de apresentar o projeto arquitetônico voltado e inspirado na Amazônia”, explicou o diretor administrativo do projeto do santuário, Demilço Vivian.

O projeto desenvolvido para receber o santuário prevê uma construção com térreo e mezanino, tendo como destaque a configuração arquitetônica de uma vitória-régia, compondo a simbiose entre edificação e a natureza no entorno.

Os elementos da fauna, flora e tradições indígenas foram incorporados ao projeto para transmitir harmonia, equilíbrio e espiritualidade. Na fachada, estão previstos vitrais com aves, peixes, flores e elementos da região, que vão ampliar a atmosfera mística e inspiradora no interior da igreja. Destaque ainda para o espelho d’água ao redor da fachada, para refletir a beleza do entorno natural.

Para o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente, o órgão aguarda o início do licenciamento e dentro da legislação em vigor fará todo o atendimento célere para o começo da empreitada. “É um projeto belíssimo, em consonância com a natureza e que servirá de atrativo, inclusive, turístico, para quem desejar conhecer o santuário na Amazônia. Uma obra que com certeza levará mais vida, sendo integrada à natureza, e criando essa atmosfera de fé e contemplação”, disse Valente.

A igreja Nossa Senhora da Amazônia

A Igreja Nossa Senhora da Amazônia foi criada em 2010 e ocupa um terreno localizado na rua Cerina Souto, loteamento Itapuranga 4 (Alphaville), a 200 metros da avenida do Turismo.

Texto – Claudia do Valle/Implurb
Fotos – Divulgação/Implurb