Prefeitura ultrapassa marca de 3,5 milhões de metros quadrados de novos alvarás de construção em setembro

06/10/2023 11h38

A Prefeitura de Manaus ultrapassou a marca de 3,5 milhões de metros quadrados de novos alvarás de construção licenciados via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), no período de janeiro de 2021 a setembro de 2023, pela gestão David Almeida. São exatos 3.516.185,58 metros quadrados, contando com a emissão de 2.707 certidões de novos alvarás no setor da construção civil.

Em setembro, o órgão emitiu mais 53 documentos, e no acumulado do ano soma 631 certidões. De janeiro a setembro de 2023, foi licenciada uma área total de 733.521,70 metros quadrados. Somente em setembro foram 50,9 mil metros quadrados, uma alta de 140% comparando com o mesmo mês de 2022, de 21,2 mil metros quadrados.

“Os números do Implurb são muito consistentes e já ultrapassamos 138 mil atendimentos, de maneira on-line a presencial. É uma ação que os servidores do instituto oferecem e desenvolvem para a população da cidade de Manaus. São mais de 3,5 milhões de metros quadrados com alvará, o que tem reflexo na geração de emprego e renda no setor da construção civil”, contabilizou o diretor-presidente da autarquia, engenheiro Carlos Valente.

Outro ponto de destaque é notar que a população está buscando regularizar e licenciar mais suas obras, levando segurança a projetos e edificações. “É muito importante para ter uma cidade mais organizada, mais regularizada, urbanisticamente mais bonita e mais acessível. São sinais de que a população está procurando o licenciamento”, completou Valente.

Em relação aos números de alvarás, de acordo com os parâmetros da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (Cbic), a prefeitura impactou na geração de mais de 35 mil empregos diretos e indiretos no “construbusiness” em Manaus, desde obras, serviços e até fornecimento de materiais e insumos.

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Fotos – Marinho Ramos / Arquivo Semcom