Prefeitura de Manaus atinge 3,3 milhões de metros quadrados com novos alvarás de construção

12/07/2023 9h18

De janeiro a junho de 2023, a Prefeitura de Manaus atingiu mais de 541 mil metros quadrados com novos alvarás de construção expedidos, chegando a um total de mais de 3,3 milhões de metros quadrados em toda a gestão do prefeito David Almeida.

São exatos 3.323.944,09 metros quadrados de alvarás de construção licenciados pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), de janeiro de 2021 a junho de 2023. No mês de junho passado foram incluídos no sistema o licenciamento de 541.280,21 metros quadrados.

“O número de 3,3 milhões de metros quadrados de alvarás de construção é muito significativo. Para se ter uma ideia, é quase o triplo do que se licenciou na gestão passada. Só como exemplo, no primeiro semestre de 2023, já licenciamos mais de 500 mil metros quadrados de novas obras na capital. É simbólico e gratificante. Nos 30 meses de gestão do prefeito David Almeida tivemos uma evolução quantitativa e qualitativa nos trabalhos do Implurb, com destaque para o licenciamento. E a equipe do instituto está de parabéns pelo trabalho desenvolvido”, disse o diretor-presidente da autarquia, Carlos Valente.

Para o gestor, na realidade são dois motivos de comemoração. Primeiro, que se percebe que a população está confiando e buscando licenciar suas obras. “É muito importante para se ter uma cidade mais organizada, mais regularizada, urbanisticamente mais bonita e mais acessível. São sinais de que a população está procurando o licenciamento. O segundo motivo é resultado do trabalho da equipe do Implurb”, completou Valente.

Hoje, segundo indicadores da autarquia, obras de menor porte estão sendo licenciadas em torno de 22 dias, em média, após ter dado entrada em processo no sistema. “E estamos trabalhando para esse licenciamento ser on-line, autodeclatório para edificações com até 750 metros quadrados, com um sistema em desenvolvimento e futura homologação do Alvará de Construção Mais Fácil”, enfatizou Valente.

Ainda em relação aos números de alvarás, de acordo com os parâmetros da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (Cbic), com o acumulado nos 30 meses, a prefeitura impactou na geração de mais de 35 mil empregos diretos e indiretos no “construbusiness” em Manaus, desde obras, serviços e até fornecimento de materiais e insumos.

Valente complementou que os números da gestão David Almeida são reflexos da eficiência e de metas atingidas com alto impacto na geração de emprego e aumento da renda da população. “Isso também é uma contribuição na geração de emprego e renda”, finalizou.

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Fotos – Marinho Ramos / Arquivo Semcom