Prefeitura impulsiona primeira startup para o Distrito de Inovação de Manaus

06/11/2023 16h45

$paratodosverem – Imagem aérea do centro histórico de Manaus próximo ao rio Negro

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), tem incentivado novas empresas e startups para garantir melhor qualidade de seus serviços na cidade, e através do Programa de Incentivos Fiscais e Extrafiscais (Proinfe) a empresa de base tecnológica Netshow.me foi beneficiada pela iniciativa que visa a movimentação do Polo Digital de Manaus.

O objetivo do programa é beneficiar startups que atuam especificamente na área delimitada pelo núcleo inicial do Distrito de Inovação na Ilha de São Vicente, localizado no centro histórico da capital. O benefício busca fortalecer as empresas do segmento de tecnologia para se instalarem na região, possibilitando a ampliação da oferta de empregos de qualidade e a inovação na cidade.

“Essa política é muito importante para o ecossistema de inovação. Pensamos em algo muito menos burocrático e disruptivo, para que essas empresas e institutos que se enquadrarem utilizem desses benefícios. Estamos trabalhando para que consigamos potencializar muito mais e implementar políticas públicas, a fim de desenvolver, o mais rápido possível, o Distrito de Inovação na capital”, destacou o titular da Semtepi, Radyr Júnior.

De acordo com o cofundador da Netshow.me, Daniel Arcoverde, a empresa precisou se adaptar a uma série de procedimentos sem precedentes até então, o que abre espaço para que outras startups possam trilhar os mesmos caminhos e se credenciar aos incentivos de forma mais célere.

“Temos sede no centro histórico de Manaus desde 2022 e atuamos diretamente no apoio ao desenvolvimento do ecossistema local de inovação. Sermos a primeira empresa a receber os incentivos municipais do Proinfe é motivo de orgulho e nos estimula a trabalhar ainda mais para ampliarmos as atividades, gerarmos mais postos de trabalho e desenvolvermos mais inovações”, enfatizou Daniel.

Programa

O prefeito de Manaus, David Almeida, regulamentou a lei nº 2.565, de 26 de dezembro de 2019, que institui o Programa de Incentivos Fiscais e Extrafiscais (Proinfe), destinado à instalação de startups, geograficamente localizadas no centro histórico de Manaus, e tem como delimitação a área do núcleo inicial do Distrito de Inovação, na Ilha de São Vicente.

Texto – Fabiane Monteiro / Semtepi

Foto – Semcom / Arquivo